Opinião: "Uma Rapariga Judia em Paris" de Melanie Levensohn

Por vezes há livros que nos surpreendem. Este foi um deles! 
Não peguei nele mais cedo por sinceramente não me apetecia ler mais um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, apesar do tema me agradar bastante. Mas estava numa fase pós-férias, cheia de trabalho, em que não me apetecia sequer ler. Ao vê-lo na estante, decidi pegar-lhe, apesar de como disse anteriormente, não me apetecer ler sobre este tema. Ainda bem que o fiz, pois de imediato me senti cativada e saltei fora do marasmo literário em que me encontrava.

Dei uma espreitadela à sinopse e gostei logo da premissa: uma mulher canadiana, que vive em Washington, EUA, deseja descobrir alguma  informação sobre uma meia-irmã que vivia em Paris por altura da invasão dos alemães. Quem lhe vai valer é uma mulher mais jovem que se encontra a braços com uma crise romântica e laboral. E parti à aventura!

Gostei muito da forma como a história está disposta. A escrita da autora é clara e cativante, mesmo convidativa a continuar a ler. E o facto da narrativa saltitar entre duas épocas, ajuda a aliviar o peso de cada uma das partes. Parecem dois livros num só! Mas tudo acaba por se entrelaçar, e apesar de o final ser pura ficção, gostei de saber que parte da história era verdadeira.

É um livro bem pensado, e perfeito para gosta de um pouquinho de romance, misturado com História. Recomendo!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)