Opinião: "O Oceano no Fim do Caminho" de Neil Gaiman

Peguei neste livro ao calhas, sem saber ao que ía, como é a minha forma preferida de ler um livro. O nome do autor era-me familiar, embora não me lembrasse de ler nenhum livro dele. E lá fui eu. O que encontrei foi uma fábula maravilhosa sobre monstros e a forma como a nossa mente lida com o trauma.

Um homem regressa à sua cidade natal para um funeral. Apesar da sua casa já não existir, ele é atraído para uma quinta ali perto e recorda-se então do seu eu ainda criança com 7 anos e da aventura incrível que supostamente viveu e que havia esquecido.

É assim que conhecemos uma miríade de personagens inesquecíveis, acompanhando os dias daquele pequenote, quando algo de traumatizante aconteceu na sua família, e ele se refugiou junto das vizinhas.

Este é um livro que tem tanto de belo como de negro. Sem dúvida, um livro para adultos, que supostamente não o são. 

"- Oh, os monstros, têm medo - asseverou Lettie - Por isso é que são monstros. Quanto aos adultos... - Parou de falar e esfregou o nariz pintalgado de sardas. - Vou dizer-te uma coisa importante. Os adultos também não parecem adultos, no interior. Por fora, são grandes e intrépidos e sabem sempre o que fazer. Por dentro, são como sempre foram. Como eram quando tinham a tua idade. A verdade é que não há adultos. Não existe nem um, no mundo inteiro."

Recomendo, sem hesitações.

Podem consultar a ficha do livro no site da Editorial Presença » aqui.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)