Em destaque: "A Biblioteca - uma segunda casa" de Manuel Carvalho Coutinho

Sinopse:

Quem lê quer ler. Mas como fazê-lo, sem poder de compra ou a possibilidade de contacto directo com o livro? Em Portugal, 303 Bibliotecas Municipais, integradas numa rede nacional criada em 1987, procuram cumprir o desígnio estatal de promoção da leitura junto de todos, das crianças aos idosos, de forma aberta e inclusiva.

Este livro retrata 21 destas bibliotecas, no continente e nas ilhas, reproduz de forma vívida a experiência de observação do seu funcionamento quotidiano e os testemunhos de bibliotecários, técnicos e leitores. São projetos muito diversificados, em constante movimento e crescimento, mas são sobretudo espaços feitos para nós e que existem como extensões de nós. Há quem Ihes chame de segundas casas.

Sabia que...?

Existem atualmente 303 Bibliotecas Municipais em Portugal? Atualmente apenas cinco municípios em Portugal não possuem uma Biblioteca Municipal. São eles: Aljezur, Marvão, Terras de Bouro, Vila Viçosa e Calheta. A solução encontrada para estes municípios será, por enquanto, as Bibliotecas Itinerantes (uma Biblioteca móvel inserida num veículo devidamente equipado para colocar documentos à disposição dos seus utilizadores).

Sobre o autor:

Manuel Carvalho Coutinho é investigador e Professor, nasceu em Lisboa em 1990 e licenciou-se em Filosofia. Enquanto Professor de Filosofia no Ensino Secundário decidiu estudar Jornalismo, tendo depois concluído o Mestrado e o Doutoramento em Ciências da Comunicação. Trabalhou na Comissão Europeia, em Bruxelas, e foi bolseiro de investigação da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)