Opinião: "Está Tudo Bem" de Cecilia Rabess

Por vezes perguntam-me porque leio dois livros ao mesmo tempo. Bem, esta é uma das razões. Li este livro "Está Tudo Bem" intercalando a sua leitura com "A Contadora de Histórias de Auschwitz". Já não consigo mergulhar exclusivamente num livro com um tema tão pesado como este último. Tenho de ter algo para intervalar e aligeirar o meu coração.

E por isso, esta leitura foi mais do que perfeita. Mas entretanto, atentem ao que vos digo: Título, capa e mote, remetem para uma história  romântica e ligeira, certo? E eu realmente deparei-me com uma história romântica, mas muito para lá de ligeira. Aliás, bem controversa e complicada, com muita economia e política à mistura. Conseguiu por isso facilmente atingir o seu propósito, afastar a minha mente do outro livro que lia em simultâneo. E para além de me distrair, também me fez aprender imenso, sobre imensas coisas. E divertiu-me.

Mas o que parece o livro atingiu a polémica ao ser publicado nos EUA, visto que as duas figuras centrais da história se encontravam em campos completamente opostos no que à política diz respeito. Ela é uma miúda gira, afroamericana, que acredita em Obama. Já ele é um republicano ultra conservador, que dá o seu apoio a Donald Trump sem perceber o que isso tem de errado.

É na verdade uma crítica velada a uma sociedade que se deixa levar pelo populismo e não consegue ver para além do que certas forças políticas nos querem apresentar. Tão bem a propósito destas nossas eleições do passado Domingo, não concordam?

Enfim, voltando a Cecilia Rabess e ao seu livro de estreia... É daqueles livros que ou se ama ou se odeia. Não acredito que existam meios-termos. Jess é uma rapariga que luta com a sua própria identificação, Josh é um rapaz que acha que está sempre do lado da razão. Mas, quando assim é, onde fica o amor? Há esperança quando existe tanto antagonismo numa relação? Têm de ler, para o descobrir.

Quanto a mim, acho que este é capaz de ser um dos livros mais inteligentes e surpreendentes que já li!
Recomendo!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)