Opinião: "Mais cedo Secará a Terra" de Fernando J. Múñez

Se existem livros com histórias quase, quase perfeitas, este é um deles. A sede de poder e o amor à terra, vem colocar duas famílias em desavença. Com algumas histórias de amor de permeio, e um conjunto de personagens inesquecíveis, esta leitura levou-me a recordar algumas das séries que víamos quando só havia dois canais: Dallas, Falcon Crest, Dinastia, etc. 

Adorei esta leitura. A história é envolvente, o drama faz-nos tremer, e o ambiente é magnífico. 

Todas as personagens estão muito bem trabalhadas, e parece-me que esse é um dos grandes trunfos do autor. Pequenos pormenores que justificam esta ou aquela maneira de ser ou forma de agir. As mulheres são as grandes protagonistas. Elas não se limitam a ficar à sombra dos homens. Elas lutam como eles, elas tomam decisões sobre as suas vidas e as dos outros, elas governam as suas casas, não deixando de estar do lado dos seus companheiros quando estes o necessitam. Mas sem dúvida que a Galiza é mais uma das protagonistas. 

“… mais cedo secaria toda a terra do que permitiria a desolação dos seus e das estripes que estavam para vir.”

E porque não uma série televisiva? Espanha rural em 1845, os senhores do gado da Galiza contra os exploradores das minas de carvão. Brutal! Fico à espera.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)