"O Homem Encantador" de Marian Keyes


Sinopse:
Paddy de Courcy é um importante e encantador político irlandês, o «John F. Kennedy Jr. de Dublin». O seu charme e carisma conquistaram o país e a imprensa, mas a notícia do seu casamento vai revolucionar a vida social de Dublin e, sobretudo, a vida de quatro mulheres. Lola quase desmaia: Paddy era seu namorado... achava ela. Grace, uma jornalista que conheceu Paddy há muito tempo, mas que ainda se lembra bem dele, parte em busca da verdade seguindo Lola, que decide curar as suas feridas longe da cidade. Marnie, a irmã de Grace, também conhece bem o charmoso Paddy, o seu primeiro amor - que ela trata desesperadamente de esquecer. E Alicia, a rapariga com quem Paddy vai casar? Ela parece ser a mulher perfeita para um político conceituado como ele, mas... será que Alicia sabe realmente quem é este homem tão encantador?
Uma história repleta de lágrimas, risos, emoção e vida.

A minha opinião:
Mais uma vez encontro um livro cuja capa e sinopse são feitas no sentido de influenciar a compra e não se podem considerar propriamente fidedignas à realidade da história. É uma pena, porque não sendo uma comédia romantica, é um bom livro.
Fui espreitar a sinopse em inglês e há realmente uma notória diferença.
Opto por colocar aqui a minha tradução dessa sinopse para que me entendam melhor:

«Toda a gente se lembra do dia em que se soube que Paddy de Courcy ía casar. Mas para 4 mulheres em especial, a grande notícia sobre o carismático politico é particularmente importante.
A estilista Lola tem todas as razões para estar interessada em saber quem vai casar com Paddy – porque afinal de contas apesar de ser a sua actual namorada, não é definitivamente a sua noiva. De coração partido foge da cidade e refugia-se numa pequena cabana perto do mar. Mas será que o retiro idílico de Lola é mesmo que que ela estava à espera?...
Não, se a jornalista Grace tiver uma palavra a dizer sobre o assunto. Ela quer a história completa sobre o noivado de de Courcy e pensa que Lola tem a chave.
A irmã de Grace, Marnie, talvez a pudesse ajudar mas está demasiado ocupada a tentar manter incólume a sua vida aparentemente perfeita– um marido perfeito, duas filhas perfeitas e uma casa perfeita.
E sobre a futura Sra. de Courcy… Alicia esperou muito tempo para que o seu sonho se realizasse e está determinada em ser a mais perfeita esposa de um político. Mas será que ela tem consciência de quem é realmente Paddy de Courcy?
Quatro mulheres completamente diferentes. Um horrível homem encantador. E o segredo negro que os liga a todos…»

Sobre o livro em si...
Encantador, segundo o dicionário, que dizer charmoso, adorável, maravilhoso. Mas também pode querer dizer aquele que encanta ou feiticeiro.
Paddy de Courcy é no fundo um homem horrível que deixa um rasto de destruição em todas as mulheres que toca.
Este romance belissimamente bem escrito aborda temas muito variados, como o alcoolismo, a dependência emocional, os abusos físicos sobre as mulheres, a política, o jornalismo, etc.
É uma história bastante verosímil e pode servir de “abre-olhos” para muita gente.
Quase que aposto que numa ou outra altura das nossas vidas, todas conhecemos melhor ou pior um Sr. Paddy de Courcy.
Este é um livro que vale a pena.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)