"Mein Kampf - História de Um Livro" de Antoine Vitkine

Muitos dos meus amigos que me viram com este livro perguntavam de imediato com ar de incredulidade: “Mas tu andas a ler isso?”, ao que eu esclarecia logo que “isto” não era o Mein Kampf, mas sim um livro sobre o Mein Keimpf.
Julgo que é natural para qualquer amante de livros, querer saber um pouco mais sobre um dos maiores best-sellers do séc. XX. Considerado por muitos como um livro maldito, continua a ter ávidos leitores (seguidores da doutrina, curiosos, historiadores, estudantes, etc). E apesar dos esforços encetados pelo estado da Baviera, continua disponível em todo o mundo. Na verdade, à distância de um clique. Embora possamos comprar o livro em qualquer livraria online, também são disponibilizadas cópias em pdf por todo o lado. Coloquem “Mein Kampf pdf” num qualquer motor de busca e verifiquem os resultados!
Eu era incapaz de ler o Mein Kampf, mas quis tentar perceber aquilo que na verdade se provou imperceptível. Como foi possível Hitler ter chegado onde chegou, quase sem ninguém dar por isso, quando anunciou claramente quais eram os seus planos neste livro em 1925? Esse é o verdadeiro mistério, como é que ninguém o levou a sério? Na verdade existiram algumas mentes mais iluminadas, como o Churchill (que ainda não era primeiro-ministro) que alertaram o mundo para o perigo que dali se adivinhava. Mas infelizmente esses avisos foram ignorados, e só tarde demais é que os governos se aperceberam da gravidade da questão.
Este livro, “Mein Keimpf – História de Um Livro” é sem dúvida uma análise profunda ao Mein Kampf, desde a sua criação até aos dias de hoje. Um estudo brilhante que me trouxe algum esclarecimento sobre a obra, sobre a pessoa de Hitler e sobre as suas motivações e objectivos.

Sinopse:
Um dos livros sobre política mais vendidos em todo o mundo. Um dos livros mais terríveis alguma vez escritos. Com doze milhões de exemplares impressos na Alemanha e centenas de milhar em mais de vinte países antes de 1945, Mein Kampf é vendido ainda hoje no mundo inteiro.
Mas sabe-se ao certo em que condições foi escrito e as razões pelas quais este livro teve um papel-chave no acesso ao poder por parte do seu escritor? Se Adolf Hitler enuncia no livro os seus crimes vindouros, porque se ignorou semelhante alerta? Porque tentou o Führer dissimular a sua obra e, inclusivamente, publicado em França uma versão falsa do livro?
Este estudo intrigante, rigoroso e inédito acompanha o leitor da cela da prisão onde Hitler redigiu esta obra, aos corredores do governo da Baviera de hoje, de Paris, antes da guerra a modernas bibliotecas turcas, contemplando ainda os meios neonazis. Mein Kampf - História de um Livro lança uma nova luz sobre a actualidade da infame obra, manifesto do nacionalismo e do extremismo.

Sobre o autor:
Antoine Vitkine (n. 1977) é jornalista e realizador de documentários. Realizou o documentário intitulado Mein Kampf, C’ Étair Écrit para o canal Arte, em 2088. É também o autor de Les Nouveaux Imposteurs (2005), um livro sobre teorias da conspiração.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)