"O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald

Este era também daqueles livros que se encontrava na minha lista de imprescindíveis. Decidi antecipar a sua leitura pois tenho em estante um livro que aborda muito directamente a história de “O Grande Gatsby” e como é de esperar sabia que ía encontrar inúmeras referências a este livro, para as quais queria estar preparada.

“O Grande Gatsby” é considerado um dos 100 melhores romances do Séc. XX. É aliás um livro que, ao lado do “Por Favor Não Matem a Cotovia” ou “As Vinhas da Ira”, esteve (está?) na lista de leituras obrigatórias na disciplina de Inglês nos EUA. Por isso, como podem imaginar, a minha fasquia estava elevada.
Talvez tenha sido essa a razão que me custou um pouco a entrar na história, que não nos arrebata logo de imediato, mas que se vai entranhando até ao ponto de nos incomodar se não conseguirmos terminar a leitura.

É um livro que, em tom de crítica, retrata uma época dourada, onde um materialismo sem precedentes e uma falta de moral reinavam na sociedade norte americana.
Com o aumento da venda ilegal de álcool, o crime organizado atingia o seu auge, e as festas, como as organizadas pelo misterioso Sr. Gatsby, proliferavam por todo o lado.

A par e passo com o mistério sobre a figura do Sr. Gatsby, é-nos apresentado um lado mais romântico da situação: um amor que ultrapassou barreiras e oceanos e de alguma forma sobreviveu, para apenas vir a dar origem a um infeliz desfecho, que obviamente não vou aqui revelar.

A meu ver foi uma leitura que valeu a pena. E é impressionante como um texto escrito em 1925 pode ainda ser tão actual.

Sinopse:
Obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby (1925) tornou-se não só um clássico da literatura do século XX, como o retrato mais expressivo da «idade do jazz», em todo o seu esplendor e decadência. Jay Gatsby é o herói que personifica o materialismo obsessivo e o desencanto do pós-Primeira Guerra Mundial. Imensamente rico e desprovido de escrúpulos, Gatsby procura preencher o vazio que o domina tentando impressionar e conquistar Daisy Buchanan, por quem se apaixonara na sua juventude mas que entretanto casara com o milionário Tom Buchanan. No entanto, na sua busca de um amor e uma inocência perdidos, Gatsby encontra apenas o fim de um sonho.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)