"O Quarto Reich" de Francesc Miralles

(Adquira este livro na Wook)
É o primeiro thriller de inspiração história deste autor que me conquistou com os seus dois romances, "Quem Me Dera Que Estivesses Aqui" e "Amor em Minúculas", e especialmente com um outro livrinho em que foi co-autor: "Um Coração Cheio de Estrelas."

Este "O Quarto Reich" é obviamente um livro diferente, mas encontrei o mesmo tipo de narrativa, calma, pausada e clara, do género que leva o leitor pela mão à medida que a história avança.
O enredo em si está muito bem conseguido, com diversos locais como pano de fundo para a acção que, verdade seja bem dita, faz juz ao nome. A parte em que a história se desenrola em Monserrat (Barcelona) é deveras cativante. Não conhecendo o local pessoalmente, apeteceu-me mesmo ir marcar uma viagem de avião para ir lá amanhã!
As personagens também são muito reais, de tal forma que quase consegui dar-lhes um rosto à medida que ía lendo as suas façanhas. Confesso que o herói da história para mim assumiu as feições do Edward Norton. ;) Se lerem o livro irão perceber porquê.

O final, no entanto, pareceu-me um pouco apressado e talvez ligeiramente morno em comparação com o resto do livro. Bem, ou talvez eu simplesmente quisesse ler mais. ;) De qualquer das formas acho que foi uma belíssima introdução de Francesc Miralles neste género literário. E fico à espera de mais!

Sinopse:
"Fecharam a tampa. Esta só poderia ser aberta com uma combinação de oito dígitos… O segredo de Montserrate estará a salvo… Um dia, a partir destas montanhas, será decidido o destino do mundo…

Setenta anos depois, o jornalista Leo Vidal terá de decifrar uma mensagem críptica. Em jogo está um dos grandes mistérios da História. O que têm em comum Barcelona, a Suíça, o Japão e uma ilha das caraíbas? Apenas em O Quarto Reich encontrará a resposta.

23 DE OUTUBRO DE 1940
Aquando da visita de Hitler a Hendaia, o chefe das SS, Heinrich Himmler, esconde nas montanhas de Montserrate uma caixa - o grande segredo do Führer - cujo conteúdo guarda um mistério.

ACTUALIDADE
O jornalista Leo Vidal é encarregado de encontrar uma fotografia inédita que ilustra a expedição nazi a Montserrate. Mas este vai apenas ser o início de um jogo perigoso e obscuro que o levará a percorrer meio mundo para descobrir uma conspiração da qual ninguém se atreveu nunca a suspeitar.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)