Em destaque: "Malhas Portuguesas" de Rosa Pomar

Autora foi percursora dos crafts em Portugal e este é o primeiro livro do género em várias décadas!

Malhas Portuguesas de Rosa Pomar é uma obra pioneira na temática do têxtil artesanal em Portugal. Com um forte cunho etnográfico, esta é uma abordagem inédita e surpreendente à história da malha portuguesa, da Idade Média à atualidade. Com conteúdos criados de raiz, a autora apresenta aqui vinte

projetos de malha, inspirados por vários anos de trabalho de campo e em desenhos e peças tradicionais de todo o continente e ilhas, mas atualizados e adaptados a um uso contemporâneo.

Malas, boinas, luvas, meias ou perneiras. Pioneiro nas ilustrações e nas explicações sobre pontos, técnicas, 
tecidos e acessórios de costura, Malhas Portuguesas é uma obra pensada para quem faz malha "à  portuguesa" - com o fio ao ombro ou ao pescoço. Nos primeiros dois capítulos investiga a História das  malhas desde a Idade Média, expondo imagens de grande relevo cultural. Numa segunda parte, inspira-se na riqueza das peças históricas e apresenta vinte modelos modernos – de almofadas a luvas ou xailes – com explicações passo a passo da execução, complementadas com fotografias e ilustrações das técnicas utilizadas.


Rosa Pomar aprendeu a fazer malha aos sete anos e nunca parou. Aos dez anos tricotou bonecos para toda a família e continuou pela adolescência. Pós-graduada em História Medieval, frequentou os cursos de ilustração do Ar.Co e da School of Visual Arts, em Nova Iorque. É autora de um dos mais antigos blogues portugueses, aervilhacorderosa.com, onde aborda todos os aspetos dos têxteis tradicionais portugueses. Percursora do movimento dos crafts em Portugal com os seus bonecos de pano, organizou os primeiros encontros públicos de tricot. É uma estudiosa desta área, em especial dos lanifícios, percorrendo frequentemente o país para efetuar recolhas junto de pastores, tecelões e fiandeiras. Tem produzido diversos fios de lã a partir de matéria-prima exclusivamente portuguesa, lutando incansavelmente pela sua valorização. Em 2008, abriu a própria loja no Chiado e dá, desde 2009, cursos de formação em técnicas de tricot e costura.

Mais informações em http://retrosaria.rosapomar.com ou http://aervilhacorderosa.com

1 comentários:

helena frontini on 10/4/13 disse...

Eu ando sempre com (pelo menos) um trabalho de tricot e crochet. Ocupo os momentos de espera em qualquer sítio.
Boa noite.

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)