"Mariana" de Susanne Kearsley (Opinião)


Sabem aquelas sensações, tipo dejá vu, quando passamos num sítio no local julgamos nunca ter estado e o nosso corpo nos trai trazendo à memória algumas recordações? A ciência explica isto facilmente, mas para quem quer ir mais longe, e sair um pouco da caixa, pode-se falar em recordações de outras vidas.
Eu sou um pouco cética relativamente a isto, confesso, mas nunca deixo de pensar “e se?”… Além disso, atrai-me todo o romantismo da situação (leia-se movimento artístico, político e filosófico do séc. XIX com uma visão do mundo oposta ao racionalismo).
Uma vez que este foi o meu primeiro livro de Susanna Kersley, não estava de todo a espera deste desenvolvimento. Mas foi uma agradável surpresa.

Houve uma frase que para mim, dá o mote para esta história:
«Não se pode iludir o destino… Se não for à procura das lições do passado, o passado vem à sua procura.» Pág. 242
E é exatamente isso que acontece a Julia, a nossa protagonista principal, cuja vida se encontra inexplicavelmente entrelaçada com uma casa. "Greywether", como viria mais tarde a comprovar-se, estava não só no seu passado, como no seu futuro.

Saltitando entre duas vidas, uma no presente e outra no passado, Julia vai gerindo a sua vida atual, fazendo novas amizades e descobrindo uma forma de vida bem diferente à que estava habituada na cidade de Londres. Gostei do conjunto de personagens que a acompanham nesta aventura, e torna-se engraçado tentar perceber quem foi quem. O fator mistério ocupa um lugar relevante na narrativa, muitíssimo bem acompanhado, devo avisar-vos, de outro fator: o fator surpresa.

Resumindo, é uma história interessante e que está muito bem contada. Foi com alguma tristeza que virei a última página, pois bem que me apetecia continuar a seguir as vidas destas personagens que me conquistaram. 
Mas que venha o próximo livro!... Pois tal como uma das personagens esclareceu:
«O passado pode ensinar-nos, alimentar-nos, mas não nos sustém. A essência da vida é a mudança, e temos de continuar a avançar senão a alma murcha e morre.» Pág. 286


Gostei desta leitura e vou ficar atenta a outros livros desta autora!


Para mais informações podem espreitar aqui

0 comentários:

Em www.bertrand.pt

Alguns dos últimos títulos em destaque

De uma das minhas autoras favoritas - Dorothy Koomson

Um livro imperdível!!

Duas histórias maravilhosas.

Duas histórias maravilhosas.
Leia as minhas opiniões. Links na lateral.

Mais um livro de uma das minhas autoras favoritas - Liane Moriarty

Mais um livro de uma das minhas autoras favoritas - Liane Moriarty
Espreite a minha opinião. Clique na imagem.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Marcador

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Saída de Emergência

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)