As personagens, quer as da história de 1900, quer as atuais, são extraordinárias, e é fantástica a forma como somos envolvidos nas suas vidas.
A primeira parte do livro é dedicada exclusivamente a Sophie e à sua família, e é por esta personagem, pela sua força e determinação em vencer todos os obstáculos, que não desiste do seu amor e não se deixa quebrar, que tão facilmente nos apaixonamos.
Não fazia ideia o quão similar a I Guerra Mundial foi à II Guerra Mundial, pelo menos no que diz respeito à ocupação dos territórios do norte da França pelos alemães, e o quanto sofreram na mão dos seus opressores...muito similar ao que 30 anos depois viriam a sofrer com os mesmos alemães, desta vez nazis.
A segunda parte do livro, passada nos dias de hoje, fala-nos também de uma outra heroína, Liv, desta vez uma mulher que se ergue das cinzas de um desgosto para reconstruir a sua vida, ao lutar por algo que lhe é tão importante como a sua própria história.
"O Olhar de Sophie" é sem dúvida um livro maravilhoso. Preencheu-me, ensinou-me, fez-me chorar, fez-me sorrir. É feito do mesmo material que são feitas as estrelas. Não duvidem. :)
Jojo, you're the best! :)
Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Porto Editora » aqui.