"A Vinha do Anjo" de Sveva Casati Modignani (opinião)

Mais uma vez Sveva conquista o meu coração de leitora. :)
Com este seu "A Vinha do Anjo", a autora conta-nos uma história de amor. Mas não apenas daquele amor entre duas pessoas, ou pela família. Ela fala-nos de um outro tipo de amor, igualmente poderoso: o amor pela vida, pelo trabalho e pela terra. 

Angelica é uma das damas do vinho italiano, herdeira de uma propriedade vinícola com mais de duzentos anos que pertencia ao mosteiro de Borgofranco. Com trinta e cinco anos, Angelica, é mãe de Elizabeta, uma adolescente de 14 anos, com quem tem uma relação bastante próxima, e é casada com Raffaello, o diretor de um jornal, com quem já viveu melhores dias.
Se incialmente Angelica se nos apresenta como uma mulher algo fragilizada pela recente traição do marido, muito rapidamente essa sensação é posta de lado. É uma das personagens principais desta história, e como sempre nos romances de Sveva, é uma mulher extraordinária que não se demove perante nenhum obstáculo e segue determinada em vencer na vida, quer profissionalmente quer a nível pessoal.



A meu ver, a história acaba por estar dividida em três partes: a principal, que aborda a vida de Angelica - atual e passada -, a que aborda a vida de Raffaello e a que aborda o passado misterioso de Tancredi, a terceira figura nesta história e que por mim daria um excelente personagem para um novo livro. Gostei imenso da abordagem que a autora fez a cada um. Ajuda-nos a entender melhor a maneira de ser de cada um deles e de alguma forma. ajuda-nos a entender as suas ações.

Para mim o livro prima pela aprendizagem. A aprendizagem sobre o funcionamento do negócio do vinho mas também pela aprendizagem sobre a própria vida. Angelica é uma mulher que apesar de tudo, necessita de se encontrar. E nem sempre é tarde para nos reencontramos, nem nunca devemos desistir de encontrar a nossa felicidade, embora por vezes tenhamos de abrir bem os olhos para nos apercebemos que ela está mesmo ao nosso alcance, afinal, onde sempre esteve.

Um romance extraordinário, que nos prende da primeira à última página. 
Recomendo sem hesitações, como aliás, todos os outros romances desta grande senhora. Adorei!


Tive o privilégio de receber um exemplar de pré-lançamento da Porto Editora, que muito me honrou, mas que nem por isso influenciou de algum modo esta minha opinião, que como sempre prima pela isentabilidade.

1 comentários:

Cinha on 2/11/15 disse...

Adorei o livro. Mas penso que o "fim" da história não acaba aqui. Talvez como Giulia, outra obra da mesma autora, poderá haver uma continuação,uma outra obra.
Aquele relacionamento não pode acabar assim...

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)