"As Gémeas do Gelo" de S. K. Tremayne (opinião)

Perturbador. Inquietante. Arrepiante.
São três palavras perfeitas para descrever o livro "As Gémeas do Gelo".
Bem firmado no reino dos thrillers psicológicos, este livro sem dúvida que me conquistou.

O tema, só por si, é um pouco perturbador. Uma gémea de seis anos morre num acidente terrível. Sendo gémeas monozigóticas (completamente iguais, incluindo no ADN, à exceção das impressões digitais) sempre foi difícil distingui-las. Apenas pela personalidade os pais o conseguiam. Mas após um evento tão traumático, até as personalidades mudam, portanto coloca-se a questão, qual foi a gémea que sobreviveu e qual a que morreu? Podemos confiar na que agora diz ser uma e depois diz ser outra? Perturbador!

Outro factor que muito contribui para a inquietação do leitor é o facto de não termos um narrador fiável. A narração da história está entregue aos próprios protagonistas, e a partir de determinada altura percebemos que deixamos de poder confiar no que eles nos contam, no que vêem e no que sentem. É mesmo inquietante não saber em quem confiar quando avançamos história a dentro.

O local escolhido – as ilhas hébridas na costa oeste da Escócia – são um local tão belo quanto misterioso. Foi uma excelente escolha por parte da autora, pois as descrições das paisagens acabam por nos colocar no estado de espírito certo, como sempre deve acontecer neste género de livros.



As voltas e reviravoltas perseguem-nos mesmo até ao final, e até me deu a impressão de ter parado de respirar nos últimos capítulos.
Uma leitura muito intensa, que me fez lembrar um pouco de “Rebecca” de Daphne Du Maurier.

Muito bom!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)