"O Amante Japonês" de Isabel Allende (opinião)

A apresentação deste novo romance de Isabel Allende prometia que a autora regressava ao estilo que tantos leitores tinha conquistado. E realmente, reencontrei em O Amante Japonês, a mesma voz narradora de Eva Luna, A Casa dos Espíritos ou “A Ilha Debaixo do Mar”.

Desta vez Isabel Allende conta-nos a história de duas mulheres europeias que viram o seu percurso de vida alterado quando crianças, e que por diferentes razões foram parar aos Estados Unidos da América. Alma, a mais velha, devido à guerra; a mais nova, Irina, devido à pobreza extrema que assolava o seu país, a Moldávia.

A história começa com uma apresentação da residência sénior onde Irina começa a trabalhar. Irina é uma jovem com um passado violento que lhe assombra as relações no presente. Mas de igual modo, é também uma jovem determinada e trabalhadora, que rapidamente entra no coração e na vida de Alma, uma das séniores mais notáveis na residência sénior.
Alma é uma anciã que teve uma vida fascinante e que por opção própria decidiu ingressar na residência, embora com um apartamento independente. Com a ajuda de Seth, o seu neto, e da jovem Irina, predispôs-se a organizar as suas memórias. E é através das descobertas de Irina e Seth, e dos relatos da própria Alma que vamos navegando por diversas épocas e lugares, abordando temas tão apaixonantes como chocantes e que fizeram parte do século XX, incluindo a II Guerra Mundial, o genocídio judeu, os campos de concentração americanos para os japoneses e nipo-americanos, a sida, a afirmação homossexual, a revolução das flores, as drogas, etc.

Rica e plena de sentimentos, esta é também uma história sobre a vida e a morte, e sobre como o que é importante está exatamente no meio, e no que fazemos nesse período.

Adorei. Mais um livro excelente desta autora, que já vai sendo considerada como uma sábia  anciã (73 anos). Não me deixo de interrogar o quanto de Alma é inspirada em si mesma…

Oxalá continue a escrever por muitos anos, dando-nos a possibilidade de nos deleitarmos nas suas obras. 


Para mais informações sobre este livro, queiram espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)