"Lila e o Jogo de Deus" de Umi Sinha (opinião)

Escolhi este livro quase por acaso. Lila é um nome que me é muito querido por razões que agora não interessam. Mas ainda bem que o escolhi pois foi uma leitura extremamente interessante e educativa.

A ação desta história passa-se entre 1855 e 1919. Aborda o passado colonialista britânico, a Rebelião Indiana de 1857 e o posterior Raj Britânico, assim como a participação de Inglaterra na Primeira Grande Guerra, nomeadamente com o Exército Indiano Britânico, um dos maiores exércitos de voluntários do mundo. Aprendi imenso sobre esta época nomeadamente sobre as injustiças exercidas sobre o povo indiano, como com qualquer povo subjugado via colonialismo.

Cecily, Henry e Lila são as três personagens principais e à roda das quais se centra a ação. Cada um deles conta a sua própria experiência na Índia em diferentes épocas. Os seus laços estão emaranhados com este local, tal como as suas vidas se entrelaçam por motivos familiares - Cecily é a mãe de Henry e este pai de Lila.

A história está escrita de tal forma que ao percebermos algum aspeto da vida de um, entendemos melhor a vida de outro. É fantástico. Uma forma muito original de apresentar a história! A autora vai igualmente variando na forma como o faz, ou através de cartas de Cecily para a sua irmã, ou através do diário de Henry, sendo que a única que me soa estar no presente é Lila, a minha favorita.

Esta jovem cuja narrativa começa aos doze anos, quando é arrancada do lar que sempre conheceu e encaminhada para Inglaterra, é uma verdadeira heroína. Adorei conhecê-la e vai ficar sem dúvida marcada como uma das minhas personagens favoritas de sempre.

Sempre presente está Índia, esse país tão rico em cores e aromas que preenche este livro maravilhosamente.
Gostei imenso.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)