"Lila e o Jogo de Deus" de Umi Sinha (opinião)

Escolhi este livro quase por acaso. Lila é um nome que me é muito querido por razões que agora não interessam. Mas ainda bem que o escolhi pois foi uma leitura extremamente interessante e educativa.

A ação desta história passa-se entre 1855 e 1919. Aborda o passado colonialista britânico, a Rebelião Indiana de 1857 e o posterior Raj Britânico, assim como a participação de Inglaterra na Primeira Grande Guerra, nomeadamente com o Exército Indiano Britânico, um dos maiores exércitos de voluntários do mundo. Aprendi imenso sobre esta época nomeadamente sobre as injustiças exercidas sobre o povo indiano, como com qualquer povo subjugado via colonialismo.

Cecily, Henry e Lila são as três personagens principais e à roda das quais se centra a ação. Cada um deles conta a sua própria experiência na Índia em diferentes épocas. Os seus laços estão emaranhados com este local, tal como as suas vidas se entrelaçam por motivos familiares - Cecily é a mãe de Henry e este pai de Lila.

A história está escrita de tal forma que ao percebermos algum aspeto da vida de um, entendemos melhor a vida de outro. É fantástico. Uma forma muito original de apresentar a história! A autora vai igualmente variando na forma como o faz, ou através de cartas de Cecily para a sua irmã, ou através do diário de Henry, sendo que a única que me soa estar no presente é Lila, a minha favorita.

Esta jovem cuja narrativa começa aos doze anos, quando é arrancada do lar que sempre conheceu e encaminhada para Inglaterra, é uma verdadeira heroína. Adorei conhecê-la e vai ficar sem dúvida marcada como uma das minhas personagens favoritas de sempre.

Sempre presente está Índia, esse país tão rico em cores e aromas que preenche este livro maravilhosamente.
Gostei imenso.

1 comentários:

helena frontini on 30/4/16 disse...

Parece-me que também gostaria de o ler. Bom domingo.

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)