"Um Novo Amanhã" de Dorothy Koomson (opinião)

Quando um livro é muitíssimo bom, e conhecemos bem o seu autor, parece que se torna mais difícil escrever sobre o mesmo.
Imagino se o ter estado com a autora de “Um Novo Amanhã” (e ter adorado!) influencia a minha opinião. Claro que influencia!! :) Mas a verdade é que o livro é mesmo muito bom e por essa razão não me sinto minimamente culpada por me deixar influenciar pela conversa que tive com ela na segunda feira passada.

“Um Novo Amanhã”, “When I Was Invisible” no original, é uma história sobre escolhas. Sobre o passado e sobre o futuro. Sobre o conseguir avançar quando tudo corre mal, e sobreviver até conseguirmos simplesmente viver.

Veronica (Roni) Harper e Veronika (Nika) Harper conhecem-se em pequenas, na escola. Quando são sentadas lado a lado na sala de aula pela professora, sabem ambas que estão destinadas a ser as melhores amigas. E tornam-se as melhores amigas, unidas, não só pelos seus nomes, como pelo amor ao ballet. Estão ambas destinadas a ser dançarinas profissionais, mas os seus sonhos são destruídos por alguém em quem confiavam. As escolhas que cada uma faz após um acontecimento acaba por corromper a sua amizade e elas afastam-se.

No presente, já adultas, as suas vidas não poderiam ser mais diferentes. E há uma tentativa de reaproximação. Mas muito tem de ser resolvido antes que ambas possam continuar o seu caminho, ou pelo menos até conseguirem mais uma vez caminhar em conjunto. E mais não conto para não vos estragar a leitura. ;)

Acrescento apenas que este é um romance algo duro sobre amor, amizade, perda, arrependimento e corações partidos. É também uma poderosa história sobre a quebra de confiança entre as pessoas. Sobre as escolhas que se faz e as consequências que elas têm. Muitas vezes sem que nos apercebamos ao tomar uma determinada decisão estamos a influenciar vidas alheias, e quem sabe a condenar-nos a nós mesmos.

Adoro os livros de Dorothy Koomson. Os seus enredos são simplesmente geniais e as suas personagens tão falíveis e reais como o mais comum dos mortais.


“Um Novo Amanhã” é um livro extraordinário. Mais uma prova da evolução de Dorothy Koomson como autora ao longo dos anos. Numa só história ela consegue interlaçar temas fortes e poderosos, como o abuso sexual e psicológico, as vidas dos sem-abrigo, as relações familiares e as amizades. Absolutamente fabuloso! 

Bem-haja, Dorothy por mais um excelente livro cuja história certamente não vou esquecer!

Para mais informações sobre este livro ou até começar a ler as primeiras páginas podem espreitar a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)