"Quando Ruiu a Ponte Sobre o Tamisa" de Ana Gil Campo (opinião)

Tal como no seu primeiro livro, A Segunda Pele de Acácia Mimosa, Ana Gil Campos, esta autora bracarense, trás-nos a história de uma mulher. Neste caso, uma princesa indiana que casou por amor e contra a opinião da sua família. Chandni, vive uma vida idílica em Londres com o marido, que muito ama, mas visita a sua família na Índia com alguma frequência. 
Adorei o relato da viagem de Chandni à Índia! Conhecer os costumes e rotinas de cada uma das suas irmãs foi como entrar num filme dentro do próprio livro. Fascinante! 

Bem, numa dessas viagens até lá, algo acontece que vai abalar o mundo desta princesa, e a verdade de ontem deixa de ser a verdade de hoje.

«Só porque a verdade de hoje é diferente da verdade de ontem, não significa que a verdade de ontem fosse menos verdadeira. Se nós e o nosso contexto mudam, como não mudará a verdade também?»

O que realmente lhe aconteceu é algo que só descobrimos um pouco mais à frente na leitura, mas que vem explicar tudo o que acontece entretanto e porque Chandni sofre uma reviravolta na sua forma de estar na vida.
Gostei imenso da ideia da autora em nomear cada capítulo com um tipo de alma - Alma de Cravo-da-Índia, Alma de Gengibre, Alma de Anis-Estrelado, e simultaneamente, nesse mesmo capítulo, atribuir esse tipo de alma a uma das personagens.

Com um título fora do normal e uma capa lindíssima, este livro parece-me, no entanto, ter algo em falta. Não vos sei explicar... está lá tudo: a história, a maravilhosa escrita de Ana Gil Campos, as personagens, até a voz de Chandni chega até nós tão clara e definida, com as suas reflexões, dúvidas e incertezas. No entanto... talvez falte a cola que une tudo isto, não sei. Não posso dizer que fiquei desiludida, porque foi uma leitura que me agradou. Para além de que é uma história que temos de dar algum tempo para que cresça em nós. E acreditem, cresce mesmo. 

Para além de ter sido uma leitura agradável, foi também uma surpresa, pois não estava à espera que a autora se aventurasse por terras tão longínquas. :) Fico à espera de uma nova aventura pela mão de Ana Gil Campos.

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)