Lesley Pearse, esta autora que tanto me encanta e que já tive o prazer de conhecer pessoalmente, trás-nos em "Confia em Mim" uma história baseada em factos e personagens reais.
A ação inicia-se em Londres para logo de seguida passar para terras australianas. Já não é a primeira vez que Lesley aborda a evolução deste país. Fê-lo, também de forma magnífica, no livro "Não me Esqueças" com a história de Mary Broad, igualmente uma história baseada numa personagem e factos reais.
Neste livro somos confrontados com a realidade do que foi o Plano de Migração Infantil, levado a cabo através de uma parceria entre a Grã-Bretanha e a Austrália. Com o intuito de aliviar um pouco os orfanatos britânicos no pós-guerra, e igualmente para povoar a Austrália com britânicos de boa cepa, desde 1947 e durante algumas décadas, saíram da Grã-Bretanha mais de 7.000 crianças tendo como destino a terra do leite e mel - a Austrália. No entanto, o que estas crianças vieram a encontrar revelou-se uma realidade bem diferente. Para além da desolação da paisagem, os ditos colégios ou orfanatos não eram mais do que quintas abandonadas, sendo que a limpeza dos terrenos e a posterior construção dos edifícios, bem como todo o trabalho agrícola, era levado a cabo pelas crianças. Crianças que sofreram e morreram à mão de homens e mulheres do clero, que se serviam deles como puros escravos. Em todos os sentidos.
Uma grupo de crianças na viagem de barco para a Austrália. |
Vejam as imagens.
Obrigados a trabalhar na construção dos orfanatos e colégios. |
O pesado trabalho no campo. Para todas as idades. |
Bindoon foi inteiramente construído por estas crianças-escravas. Ainda hoje é um colégio, embora com características completamente diferentes. |
Apesar de um pouco forte e pesada, esta leitura é de extrema importância. Porque só assim não voltaram a cometer-se os mesmos erros, dando poder às pessoas erradas e confiando jovens vidas nas mãos de quem não merece essa confiança.
Este livro é de leitura imprescindível!
Recomendo sem hesitações!!
E merece as minhas 7 estrelas.
Para mais informações sobre a autora, assim como os livros que já publicou em Portugal, podem espreitar aqui.
Para mais informações sobre a autora, assim como os livros que já publicou em Portugal, podem espreitar aqui.