"Isabel de Aragão - Entre o Céu e o Inferno" de Isabel Stilwell (Opinião)

Li há relativamente pouco tempo o livro Rainha Santa, de Isabel Machado, e apaixonei-me por Isabel de Aragão. Quando vi que uma outra Isabel (a Stilwell) se dedicara a escrever sobre a mesma Isabel (rainha), achei que não podia perder a oportunidade de conhecer um pouco mais esta Rainha da qual ainda hoje se ouve contar histórias.

Na realidade, se Isabel Machado romantizou Isabel de Aragão, Isabel Stiwell tornou-a mais real. São dois livros que se complementam, no sentido de que nos dão a conhecer esta mulher, neta, filha, esposa, mãe e avó de reis e rainhas ligados à História de Portugal e no fundo à História da Península Ibérica.

A melhor rosa de Aragão, como a chamava o seu avô D. Jaime I, o Conquistador da Casa de Aragão, que a criou desde tenra idade, foi a Rainha consorte de D. Dinis, rei de Portugal. Isabel herdou o seu nome da sua tia materna, Santa Isabel da Hungria, de quem se conta igualmente uma lenda semelhante à do milagre das rosas. De notar que gostei particularmente da forma como Isabel Stilwell conseguiu dar a volta a esta lenda, que conheço desde a primária.

E é verdade que, quem conta um conto, acrescenta um ponto, pois com o passar dos tempos, os milagres desta Rainha tomaram grandes proporções. Ela dedicou, sim, a sua vida a cuidar dos pobres e dos doentes, pois era dotada de um profundo sentimento de justiça e de solidariedade social. Doia-lhe bem fundo na alma os que sofriam e os que padeciam de males como a lepra. No entanto, muitas das curas eram feitas com ervas e mezinhas, de cujo conhecimento havia adquirido junto de um dos mais famosos físicos da época, Arnaldo de Vilanova. Milagre, sim, foi a educação que Isabel recebeu, muito à frente do seu tempo, dotando-a de uma riqueza de conhecimentos muito elevada que lhe permitiu ajudar tantos. 

O título deste livro está muito bem conseguido: Isabel de Aragão, Entre o Céu e o Inferno.
Se na realidade a rainha tentava levar a sua vida praticando o bem, o mal entrava-lhe pela casa a dentro, perseguido-a constantemente com as lutas e problemas familiares, dos quais não conseguia manter-se alheada. Quantas vezes utilizou ela a expressão “Como Caim e Abel”? Quantas vezes se viu forçada a intervir entre marido e filhos, filhos e enteados, irmão e netos? Até ao fim da vida, esse Inferno lhe esteve dedicado. Os confrontos sucediam-se, e muitos deles só não avançaram mais devido à sua intervenção.


Não posso deixar de mencionar Vataça Láscaris, uma princesa da corte bizantina que era sua parente afastada (por via da Isabel da Hungria) e que acompanhou Isabel desde tenra idade e que se tornou na sua maior aliada. É uma personagem fabulosa, com quem muito me identifiquei, sendo que acho que ela própria merecia um livro só seu… mas isso são outras conversas. Neste livro é bem retratada a sua importância junto dos reis de Portugal, mas também junto da corte de Castela, onde viveu enquanto acompanhou D. Constança (filha de Isabel) que desposou D. Fernando IV, e de Aragão, a partir do momento em que subiu ao trono a sua eterna paixão, Jaime II de Aragão (irmão de Isabel). A amizade entre estas duas mulheres nunca esmoreceu, durando até à morte, e os contactos de Vataça, tida por alguns como espia e informadora para os reis de Portugal, contribuiu imenso para a importância de Isabel como conselheira e pacificadora dos reinos da Península Ibérica.

Este é um romance histórico sobre a Rainha Santa Isabel, que segue os acontecimentos históricos com fidelidade, mas que se transforma num relativo vivo sobre os acontecimentos nos reinos Portugal, Aragão e Castela, uma vez que se encontravam entrelaçados por laços familiares. 
Um romance magnífico, como não podia deixar de ser, pela mão de Isabel Stilwell.

0 comentários:

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

O livro sensação de 2017!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)