"A Terceira Mulher" de Lisa Jewell (opinião)

Nos dias de hoje, é normal haver todo o género de famílias. Lá porque alguém se divorcia não quer dizer que não refaça a sua vida e mantenha simultaneamente um bom relacionamento com o ex-parceiro. No caso do protagonista principal desta história, Adrian, ele tem basicamente três famílias. A primeira ex-mulher e os seus dois filhos mais velhos, a segunda ex-mulher e os seus três filhos mais novos, e atualmente uma mulher mais nova do que ele vinte anos e com quem está a tentar ter mais um bebé. Confuso? Para eles até parece que não, pois dão-se todos bem e até passam férias juntos. Mas como em tanta coisa na vida, nem tudo o que parece é.

Esta é a premissa para uma história interessante, que poderia ser algo confusa, não fosse a lucidez com que a autora consegue transmitir os acontecimentos e os sentimentos de todas as personagens. Se recentemente li um livro em que tive de andar com um bloquinho de notas atrás para me manter a par com a quantidade de personagens, neste caso, isso não acontece, o que é um feito fantástico!


Gostei muito das ex-mulheres de Adrian e a forma como conseguiram lidar com a comunhão familiar. Não achei, no entanto, que fosse muito realista, mas isso é a minha opinião, já que a primeira foi literalmente trocada pela segunda.

Os cinco filhos de Adrian, cujas idades vão desde a infância até aos vinte e poucos anos, têm todos personalidades diferentes que a autora muito bem explorou. Adorei cada um deles, com os seus problemas, ideias, ternura e mau-feitio. 

O mistério que está por trás da morte da terceira mulher acaba por se resolver da forma mais simples, e talvez a que nem toda a gente espera. Ao fim e ao cabo, parece-me que a verdadeira essência desta história está na "viagem" não no seu desenlace. ;)

Foi uma boa aposta de leitura, já que li este livro num ápice, e me diverti imenso ao fazê-lo. É uma história original e muito bem construída, com personagens bem trabalhadas e muito verosímeis.

Gostei imenso e recomendo!
Merece as minhas 4*. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)