"O Som das Coisas que Começam" de Evita Greco (Opinião)


Este é daquele género de títulos a que não consigo resistir. Um título que nos apela aos sentidos e que evoca uma felicidade para é preciso lutar para conquistar. Um título perfeito para um livro igualmente perfeito.

Escrito num tom terno e doce, a autora apresenta-nos Ada, enquanto menina e depois à medida que a história avança, como jovem mulher. Sempre frágil e especial, Ada, que foi abandonada pela mãe em tenra idade, cresce protegida pelo amor da sua doce avó. Juntas vão ultrapassando as vicissitudes da vida, e Ada aprende a olhar o mundo de uma maneira muito especial: ela escuta o som das coisas que começam, pois esses são bons augúrios.

Um dia a sua avó é diagnosticada com cancro e acaba por ficar internada no hospital. Aí começa a aventura de Ada. Ela tem de desenvencilhar-se sozinha no mundo, colocando em prática o que a avó lhe ensinou. Um dia ela conhece alguém que a consegue ver tal como ela é, e Ada ouve o som do amor que começa. Só que nem tudo é o que parece e Ada ainda vai ter de percorrer um longo caminho até conseguir encontrar finalmente a sua felicidade.

Esta história, que quase poderíamos de apelidar como banal, está escrito com tanta sensibilidade que se transforma num relato delicado e doce, de uma fragilidade desarmante, que nos enternece e conquista. Ada é uma personagem especial, tranquila, de uma beleza interior genuína, que nos apetece proteger, ajudar e salvar. Uma personagem que ficará certamente, por muito tempo, na minha memória.

Adorei a escrita desta autora, que consegue dar voz aos sentimentos que também encontramos dentro de nós próprios. Adorei a história. E terminei esta leitura com o coração quente, e mais atenta ao som das coisas que começam.

Para mais informações sobre este livro podem visitar a página do mesmo no site da Editorial Presença.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)