"Parem Todos os Relógios" de Nuno Amado (opinião)

Nos planos para 2018 estava a decisão de aumentar a leitura de autores portugueses. Hoje, dia 1 de fevereiro já vou em 5 livros e meio, sendo que 3 deles cumprem a decisão. :)

Nuno Amado foi, para mim, uma estreia. Apesar de já ter alguns títulos publicados, foi um nome com o qual ainda não me havia cruzado. E, na realidade, foi o título deste último livro que me cativou - Parem Todos os Relógios, dá uma sensação de urgência e dramatismo a que não consegui ficar indiferente. A capa complementou o "pacote". Os meus parabéns à editora e ao autor pela escolha dos mesmos.

A história resume-se facilmente: um amor proibido é interrompido abruptamente e os dois amantes seguem caminhos diferentes. O afastamento não é posto em causa até que, alguns anos mais tarde, um deles tem de agir para salvar o outro. Nessa altura, Helena, a mais maravilhosa das personagens e o lado feminino da dupla de amantes, percebe que outras mãos quiseram brincar com as teias do destino. Muito anos mais tarde, o sobrinho de Helena, recebe como herança um molho de cartas antigas. Daí surge a descoberta de quem realmente foi Helena e qual a razão da sua vida, apesar de preenchida, ter sido simultaneamente tão solitária.

Não é só a história que é belíssima. A forma como nos é contada é igualmente maravilhosa, cheia de pequenas pérolas que queremos apontar para não esquecer. A escrita do autor é uma verdadeira delícia. Vamos conhecendo os acontecimentos como alguém que está a desemaranhar um novelo de lã com o qual um gato esteve a brincar. E no final tudo se revela.

Simplesmente adorei. Nuno Amado é um nome da literatura portuguesa a reter.
Recomendo.
Merece as minhas humildes 5 estrelas. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)