"Parem Todos os Relógios" de Nuno Amado (opinião)

Nos planos para 2018 estava a decisão de aumentar a leitura de autores portugueses. Hoje, dia 1 de fevereiro já vou em 5 livros e meio, sendo que 3 deles cumprem a decisão. :)

Nuno Amado foi, para mim, uma estreia. Apesar de já ter alguns títulos publicados, foi um nome com o qual ainda não me havia cruzado. E, na realidade, foi o título deste último livro que me cativou - Parem Todos os Relógios, dá uma sensação de urgência e dramatismo a que não consegui ficar indiferente. A capa complementou o "pacote". Os meus parabéns à editora e ao autor pela escolha dos mesmos.

A história resume-se facilmente: um amor proibido é interrompido abruptamente e os dois amantes seguem caminhos diferentes. O afastamento não é posto em causa até que, alguns anos mais tarde, um deles tem de agir para salvar o outro. Nessa altura, Helena, a mais maravilhosa das personagens e o lado feminino da dupla de amantes, percebe que outras mãos quiseram brincar com as teias do destino. Muito anos mais tarde, o sobrinho de Helena, recebe como herança um molho de cartas antigas. Daí surge a descoberta de quem realmente foi Helena e qual a razão da sua vida, apesar de preenchida, ter sido simultaneamente tão solitária.

Não é só a história que é belíssima. A forma como nos é contada é igualmente maravilhosa, cheia de pequenas pérolas que queremos apontar para não esquecer. A escrita do autor é uma verdadeira delícia. Vamos conhecendo os acontecimentos como alguém que está a desemaranhar um novelo de lã com o qual um gato esteve a brincar. E no final tudo se revela.

Simplesmente adorei. Nuno Amado é um nome da literatura portuguesa a reter.
Recomendo.
Merece as minhas humildes 5 estrelas. :)

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)