Opinião: "O Que Dizer das Flores" de Maria Isaac

Li o primeiro livro de Maria Isaac com grande prazer. "Onde Cantam os Grilos" foi uma lufada de ar fresco, tanto na prosa como no conteúdo, tão português e genuíno. Obviamente, quando surgiu este novo livro, soube que tinha de o ler.

Apesar de haver algumas similaridades com o primeiro livro, este não me conquistou da mesma forma. Talvez por falta de uma personagem principal que me agarrasse como o Formiga agarrou. Inicialmente até pensei que Catalina fosse o "Formiga" deste livro, mas não. Não sei. Faltou ali qualquer coisa. Ou talvez a minha expectativa fosse demasiado alta. 

A história, no entanto, está bem construída, mantendo o leitor preso ao desenrolar da vida na vila de Mont-o-Ver. As personagens, muito verosímeis, parecem ter sido retiradas de um qualquer vilarejo português. Será que alguém se reverá nesta história?

Apreciei o facto da autora ter demonstrado como é uma vila portuguesa a caminho da desertificação. A partir do momento que a autoestrada lhe passa ao lado, retirando o potencial visitante que viesse por uma nacional, Mont-o-Ver vai perdendo não só habitantes, como algumas infraestruturas importantes que desaparecem por falta de gente. É um retrato fiel do interior do país.

Entretanto, a riqueza de qualquer lugar está na gente que o habita. E assim acontece também em Mont-o-Ver. Cada personagem tem a sua história, que se intercala na dos outros, e tal como acontece numa vila a sério, todos estão ligados. Para além disso, existiu há uns anos, um acontecimento que os uniu mais do que o normal. Um incêndio na igreja, onde morreu uma pessoa, que ainda esconde alguns segredos, e cuja revelação vai afetar a vida de alguns. Este é o mistério do livro e à roda do qual tudo gira.

A escrita da autora mantém-se inalterada, perfeita como no primeiro livro. Só tenho pena de não me ter apaixonado por este livro como pelo primeiro. Mas continuo fã da autora e à espera de mais.


0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)