Opinião: "O Que Dizer das Flores" de Maria Isaac

Li o primeiro livro de Maria Isaac com grande prazer. "Onde Cantam os Grilos" foi uma lufada de ar fresco, tanto na prosa como no conteúdo, tão português e genuíno. Obviamente, quando surgiu este novo livro, soube que tinha de o ler.

Apesar de haver algumas similaridades com o primeiro livro, este não me conquistou da mesma forma. Talvez por falta de uma personagem principal que me agarrasse como o Formiga agarrou. Inicialmente até pensei que Catalina fosse o "Formiga" deste livro, mas não. Não sei. Faltou ali qualquer coisa. Ou talvez a minha expectativa fosse demasiado alta. 

A história, no entanto, está bem construída, mantendo o leitor preso ao desenrolar da vida na vila de Mont-o-Ver. As personagens, muito verosímeis, parecem ter sido retiradas de um qualquer vilarejo português. Será que alguém se reverá nesta história?

Apreciei o facto da autora ter demonstrado como é uma vila portuguesa a caminho da desertificação. A partir do momento que a autoestrada lhe passa ao lado, retirando o potencial visitante que viesse por uma nacional, Mont-o-Ver vai perdendo não só habitantes, como algumas infraestruturas importantes que desaparecem por falta de gente. É um retrato fiel do interior do país.

Entretanto, a riqueza de qualquer lugar está na gente que o habita. E assim acontece também em Mont-o-Ver. Cada personagem tem a sua história, que se intercala na dos outros, e tal como acontece numa vila a sério, todos estão ligados. Para além disso, existiu há uns anos, um acontecimento que os uniu mais do que o normal. Um incêndio na igreja, onde morreu uma pessoa, que ainda esconde alguns segredos, e cuja revelação vai afetar a vida de alguns. Este é o mistério do livro e à roda do qual tudo gira.

A escrita da autora mantém-se inalterada, perfeita como no primeiro livro. Só tenho pena de não me ter apaixonado por este livro como pelo primeiro. Mas continuo fã da autora e à espera de mais.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)