"Longe do Meu Coração" de Júlio Magalhães

Júlio Magalhães não é das pessoas que mais gosto de ver na televisão, bem pelo contrário... Acho que embirrei com ele na altura em que fazia o Programa da Manhã (irritava-me a forma como ele "cilindrava" a sua co-apresentadora). Mas nisto dos livros já aprendi que por vezes temos de colocar de lado algumas opiniões pessoais sobre os autores e dar uma hipótese à sua escrita.
Pela insistência de uma amiga minha, dei-lhe a primeira hipótese com "Amor em Tempos de Guerra" e não me arrependi. Não é de todo um daqueles livros que nos tira o fôlego, nem nada que se pareça. Mas são histórias simples, sobre gente simples. Portugueses, que provavelmente passaram pelo mesmo que os nossos pais e avós na altura do Salazar.
Ainda não cheguei a ler o seu primeiro livro (Os Retornados), mas não perdi a oportunidade quando me surgiu a hipótese de ler este "Longe do Meu Coração".
É um tema diferente, mas lá está, também passado nessa mesma época da qual eu tenho tanta curiosidade. Desta vez o autor aborda a emigração dos portugueses para França e foi interessante perceber como as coisas funcionavam naquela época. Sempre ouvi dizer (e já o senti na própria pele) que os portugueses não são muito amados pelos franceses, e após ler este livro compreendo melhor a situação. Gostei da introdução das fotos e da notória investigação levada a cabo pelo autor. Achei que desta vez fez melhor os "T.P.C.". ;)

Quer-me cá parecer que a história da vida de Joaquim, não foi assim tão ficcionada quanto isso. Joaquim não foi apenas uma pessoa que existiu, mas uma série de gente anónima que se desapaixonou por um país que não lhes dava de comer e saiu para vencer noutro país que nunca os reconheceu como seus filhos adoptivos.

Gostei e vou ficar à espera de um novo livro deste autor. :)

Sinopse:

Joaquim não queria acreditar no que os seus olhos viam. Tinha saído a salto de Portugal, viajado apertado em camionetas de gado, andado quilómetros e quilómetros a pé, à chuva e à neve, quase tinha perdido a vida nos Pirenéus e agora estava ali. Na capital portuguesa em França. O sítio onde, todos lhe garantiam, podia enriquecer e concretizar os seus sonhos. Mas o que via era um bairro de lata. Sentia os pés enterrarem-se na lama. Olhava para as barracas miseráveis e para os fardos de palha que faziam as vezes de uma cama. Mas, Joaquim não estava disposto a baixar os braços. Em Longe do meu Coração retrata com mestria e realismo, o quotidiano dos portugueses que partiram em busca de uma vida melhor, sonhando um dia regressar ricos à terra que os viu partir pobres. Para Joaquim, Portugal estava longe. Era ali, em França, na terra que lhe dava de comer, que queria vingar, que prometia, à força do seu trabalho, derrubar fronteiras e preconceitos. O plano estava traçado. Iria abrir uma empresa de construção, com o seu amigo Albano, enriquecer e, depois de ter casa montada com carro com emblema no capô, estacionado à porta, iria pedir a mão da sua Françoise, a professora de Francês que lhe abriu o mundo das letras e do amor. Mas, cedo Joaquim vai descobrir que há barreiras difíceis de ultrapassar.

5 comentários:

Náh on 31/10/10 disse...

Olá!
Ficou muito lindo o novo layout! Adorei!
Quanto ao livro, não li ainda! Mas fiquei interessada! Anotando...
Bjus,
Náh

marcia on 31/10/10 disse...

Eu li este livro muito rapidamente, gostei muito... acho importante que se escreva sobre estes temas, sobre a nossa história.

Paulinha on 2/11/10 disse...

O primeiro livro que li de Júlio Magalhães foi precisamente o mesmo livro que leste "Um Amor em Tempo de Guerra".
Gostei imenso! Uma leitura fácil, mas muito interessante.
Revi no António (personagem principal) o que o meu próprio sogro passou já que também ele combateu no Ultramar (Guiné)...

Fiquei bastante fascinada com o livro e quero certamente ler os restantes que também têm abordagens semelhantes e histórias com as quais nos podemos identificar.
Beijinhos

Cristina Bernardes on 2/11/10 disse...

Como sempre só informações e leituras de qualidade.

Beijos

Anónimo disse...

já li e gostei bastante.
Acaba por ser actual

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)