"As Vinhas de la Templanza" de Maria Dueñas (OPINIÃO)


Quando lemos um livro que nos encanta e algum tempo depois pegamos num outro livro do mesmo autor, é impossível não criar expectativas. Já me aconteceu isso várias vezes, e claro, senti-me sempre defraudada. Ou porque as expectativas eram demasiado altas ou porque me impediram de apreciar a nova história condignamente. No caso de Maria Dueñas, autora do livro O Tempo Entre Costuras, e este seu novo livro editado recentemente pela Porto Editora, As Vinhas de La Templanza, acho que consegui distanciar-me o suficiente para o apreciar.

São livros diferentes, histórias bem diferentes, passadas em épocas e lugares distintos, para além do que, ao contrário do O Tempo Entre Costuras, neste As Vinhas de La Templanza a personagem principal é um homem, o que, a meu ver, transforma tudo. Mas está escrito no mesmo tom, com a mesma clareza característica desta autora e que muito me agrada.

Mauro Larrea é um homem rude habituado a triunfar em tudo a que se propõe graças à sua determinação e perseverança. Viúvo desde cedo, tem dois filhos e está prestes a ser avô pela primeira vez. Mauro fez a sua fortuna nas minas e não se envergonha do seu passado de trabalhador manual, bem pelo contrário, orgulha-se dele e sabe movimentar-se nos mais variados círculos, sendo admirado por muitos e invejado por outros. Num inesperado revés tudo o que conquistou até então fica em perigo, e Mauro tem de partir em busca de solução para o seu problema de insolvência.

Da recém república do México partimos com Mauro rumo a uma Havana colonial, exuberante e fervilhante onde ele se vê envolvido em esquemas que não lhe agradam e de onde emerge rumo a Espanha, com uma herança inesperada. Aí, em Jerez de La Frontera - região onde é produzido o xerez, bebida tão apreciada pelos ingleses – Mauro conhece finalmente alguém ao seu nível, que o irá desafiar e envolver, alterando por completo o rumo da sua vida. Soledad Montalvo é, na minha opinião, uma personagem extraordinária que merecia um livro só sobre a sua história.

Este é um romance extraordinário, bastante completo e rico em pormenores históricos dos locais onde se desenrola a ação. Bem diferente do outro livro da autora, que por sinal também adorei ler, este As Vinhas de La Templanza merece sem dúvida as minhas 8 estrelas. Apesar de parecer um pouco maçudo nos primeiros capítulos, desengane-se a quem lhe passe pela cabeça desistir. É por causa do envolvimento histórico que a autora tem de debitar e que é verdadeiramente necessário para que entendamos a história de Mauro. Mas assim que a ação começa a acelerar, entramos num ritmo de leitura mais agradável e dificilmente conseguimos pousar o livro.

Apaixonei-me por esta história e dificilmente esquecerei as aventuras de Mauro e Soledad.
Muitíssimo bom! Recomendo sem hesitações.

Para mais informações sobre o livro podem espreitar a página do mesmo no site da Porto Editora e  até começar a ler os primeiros capítulos.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)