OPINIÃO: "O Suspeito" de Fiona Barton

Ok. Talvez este não tenha sido o melhor livro para ler agora. É que o meu filho vai de férias pela primeira vez com os amigos. Não vai para a Tailândia, é obvio, mas os meus neurónios galináceos não param de stressar. ;) E este é realmente um dos piores pesadelos de qualquer mãe.

Em "O Suspeito", a autora conta-nos a história de uma mãe, jornalista, que ao viajar para a Tailândia para cobrir a história do desaparecimento de umas miúdas inglesas, dando "apoio" às mães das miúdas. Kate, a mesma jornalista do primeiro e segundo livro da autora, descobre que o seu filho tinha estado de algum modo envolvido com elas. Passa então de "abutre" (leia-se jornalista de imprensa sensacionalista) a Mãe, aflita, sem saber como descobrir e ajudar o seu filho. É muito interessante a forma como a autora divide esta personagem em duas, por vezes apresentando o seu capítulo como Mãe, outras vezes como Jornalista.

Gostei bastante de como é explorada a parte da imprensa. E nós bem sabemos como pode ser terrível este tipo de imprensa, principalmente no Reino Unido. Fiona Barton tem conhecimento de causa: foi jornalista principal do Daily Mail, editora de noticiário no Daily Telegraph e jornalista principal no Mail on Sunday. Quem melhor do que ela para expor os podres dos seus pares?


Relativamente ao enredo, confesso que a autora não desiludiu. Lembrava-me bem das voltas e reviravoltas do "A Viúva", e aqui ela faz o mesmo. Puxa-nos, empurra-nos, troca-nos as voltas e deixa-nos sem saber o que pensar, até que tudo se encaixa e faz perfeito sentido.

Muitíssimo bom! Recomendo. É um policial que não desilude e que assim que começamos a ler, é difícil de parar.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)