Opinião: "Num Instante, Tudo Muda" de Suzanne Redfearn

Li este livro em dois "takes". O primeiro foi até serem resgatados. O segundo foi até ao fim. Não é uma leitura simples. É uma leitura que nos faz pensar, considerar, escolher lados, ficar revoltada e para depois entender e quem sabe perdoar. Uma verdadeira montanha russa de emoções! Uma história que vai ficar comigo durante muito tempo.

Não há muito que vos possa contar da história sem estragar a leitura. Mas se leram a sinopse, já sabem ao que vão. 

(Para os que nem leram a sinopse, e querem ler o livro, é melhor não lerem a partir daqui.

==== SPOILER ALERT ==== A história está muitíssimo bem contada, e é logo nas primeiras páginas que decidimos ficar apaixonados pela narradora, a Finn, uma menina de 16 anos que acabou de morrer num terrível acidente automóvel. Mas Finn, resiliente como sempre foi, não deixa que a morte afete os seus planos de cuidar da família que deixa para trás. Por isso ela permanece junto dos seus, a assistir ao desenrolar dos acontecimentos, e, claro a relatar-nos tudo, incluindo as suas considerações. A sua voz é maravilhosa, pura e refrescante. Sem dúvida, um lembrete constante de como ela era em vida, mas plena de boa disposição e alegria, tornando a narrativa por vezes menos difícil de ler.

"Num Instante Tudo Muda" é uma história incrível, sobre a culpa, o amor, a dor da perda e a incapacidade de lidar com isso. Mas é também uma história com revelações impressionantes, que nos coloca a questionar "e se fosse connosco"?... Sobre o amor e sobre a amizade. Absolutamente magnifico.

É impossível não relembrar um outro livro, também ele com uma menina de 14 anos que foi assassinada e que surge como narradora. Mas termina aí a semelhança entre o "Visto do Céu" e este livro. 

Não sei como poderão deixar escapar esta leitura. É provavelmente a melhor leitura do meu ano!

Deixo-vos a sinopse:

Numa noite fria e escura, um grupo de amigos percorre uma estrada de montanha numa caravana. Rumam a umas férias muito desejadas.

E, num instante, tudo muda.
Um veado. Uma travagem. Uma queda a pique pela encosta.
A jovem Finn Miller não resiste ao acidente. Para os seus companheiros de viagem, começa então uma perigosa jornada. Pois segue-se uma implacável tempestade de neve que os deixa perdidos no meio do nada. Perante a ameaça da morte, são obrigados a tomar decisões irreversíveis. Para os sobreviventes, a vida nunca mais será a mesma.
Jack, o pai de Finn, procura apenas vingança. Mo, a sua melhor amiga, procura somente a verdade. Chloe, a irmã, procura juntar-se a Finn. E a mãe, Ann, vive atormentada com o que aconteceu naquela noite na montanha e com o que descobriu sobre as pessoas que pensava conhecer intimamente.
Num Instante, Tudo Muda coloca-nos perante nós próprios e faz perguntas incómodas: será que nos conhecemos verdadeiramente? Numa situação extrema, o que estaríamos dispostos a fazer?

Um livro sobre o poder do amor, a importância da família... sobre a essência do ser humano (com todas as suas fragilidades) e, acima de tudo, sobre seguir em frente, mesmo quando isso não parece possível.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)