Opinião: "O Segredo de Dior" de Natasha Lester

Para mim, uma das funções mais importantes que um livro pode desempenhar, é ensinar. Se um livro, que  nos conta uma história, baseada em factos reais, nos apresenta algo da História que não conhecíamos, é sem dúvida um livro precioso. E se nos conquista como leitores enquanto cumpre essa função, é ouro sobre azul. É assim que posso descrever esta maravilha de livro. 

Com ele aprendi sobre um grupo de mulheres que em 1939 (Inglaterra) conseguiram conquistar o seu lugar no exclusivo grupo de pilotos da Segunda Guerra Mundial. Descobri os desafios que tiveram de superar, os seus sacrifícios, as suas conquistas, as suas derrotas e as suas vitórias. Fiquei igualmente a conhecer o papel importantíssimo que teve Catherine Dior, irmã do famoso estilista, que lutou ferozmente contra o jugo alemão em França, sendo uma participante ativa na Resistência francesa e tendo acabado por ser deportada para o terrível campo de concentração de mulheres em Ravensbrück. Desse campo, um dos piores, das 132.000 mulheres que por ali passaram, estima-se que 92.000 tenham perecido. Mas isto é apenas uma pequena parte do livro. Não é de todo mais um livro sobre os campos de concentração.

A ação deste livro passa-se em duas épocas distintas: uma entre 1929 e 1945 e outra bem mais atual, nos nossos dias. Em 1929 conhecemos Skye e Liberty, duas jovens irmãzinhas que não poderiam sem mais diferentes uma da outra, que vivem na Cornualha, em Inglaterra. Depois dá-se um salto temporal e já as vamos reencontrar adultas. Fiquei completamente apaixonada por Skye. A sua personalidade é maior que a vida. É daquelas personagens que admiramos e queremos que tudo acabe bem para elas. Mas será que acaba? 

É esse o mistério que o livro encerra nas suas páginas. Quem é a avó de Kat, uma conservadora de moda australiana, que descobre num pequena propriedade na Cornualha uma série de vestidos Dior, um por cada ano desde 1947?

Extraordinário, pungente e encantador, assim é este livro maravilhoso. Uma leitura que preencheu todos os requisitos e me encantou! Recomendo sem hesitações.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)