Opinião: "Canções em Ursa Maior" de Emma Brodie

Sou uma apaixonada por música. Por essa razão, um livro com este título nunca poderia escapar ao meu escrutínio. E a capa está fantástica, não concordam? Os meus parabéns à editora. Está bem melhor do que a original.

E na verdade, este era um livro que merecia uma banda sonora só sua. Tem, no entanto, uma música escrita pela autora e o seu irmão: Wallflower, com direito a video clip! Gostei. E dá um gostinho para o que podem encontrar ao ler esta história. 

Ora vejam:

Passado numa época, no mínimo interessante, os anos 70, "Canções em Ursa Maior" é inspirado numa história verdadeira: a relação amorosa entre James Taylor e Joni Mitchell. Por vezes parece que encontramos um pouco da história do filme "A Star is Born", com Bradley Cooper e Lady Gaga, mas não passa de uma impressão, já que os temas são semelhantes.

Mas ler "Canções em Ursa Maior" é uma experiência bem diferente de um outro qualquer livro.  Principalmente para quem gosta de música. Se bem que não ouvimos as melodias, somos presenteados com a elaboração das letras, e isso, meus caros, é pura poesia. O caos transformado em beleza.

Gostei imenso da personagem principal, Jane Quinn, merecia, sem dúvida, um filme só seu. Hollywood que ponha os olhos neste livro! Ela é forte e frágil, com falhas e pedaços partidos, mas ao mesmo tempo cheia de garra e de uma integridade absoluta. Já para não falar de que é possuidora de uma beleza intemporal. E depois de saber que era baseada em Janis Joplin, só me apetece descobrir mais sobre essa cantora. Conheço umas músicas, mas vou ter de mergulhar numa biografia. Será que há em português?

É um livro que me soube a pouco, simplesmente porque me apetecia continuar a ler sobre a vida desta mulher tão fascinante.

Recomendo. Foi uma leitura fantástica que dificilmente irei esquecer.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)