"O Penúltimo Sonho" de Ángela Becerra

Sinopse
1939 - Joan Dolgut e Soledad Urdaneta vivem intensamente o seu primeiro amor, num contexto em que tudo os separa: as classes sociais, os costumes da época, o dinheiro e, até, um oceano. A sua existência converte-se num sonho por cumprir, que termina no final das suas vidas, com um desenlace surpreendente.
Muitos anos depois, os filhos de Joan e Soledad encontram-se pela primeira vez. Os dois são chamados para identificar os corpos dos respectivos pais, que se suicidaram vestidos de noivos. Confrontados com a trágica despedida do casal, vão tentar descobrir o grande segredo que dominou a vida dos pais e os conduziu à morte. Entre os filhos vai desenvolver-se uma relação que abarca sentimentos inesperados, paixões por resolver, contradições, equívocos, espiritualidade e erotismo, narrados com uma intensidade única.
O Penúltimo Sonho é um hino aos sentimentos que prevalecem sobre os interesses, as regras e os costumes de cada época.
Prémio Azorín 2005 - Melhor romance colombiano do ano

Sobre a autora:
Ángela Becerra nasceu em Cali, Colômbia, onde estudou Comunicação Visual e Desenho Publicitário. Foi redactora e directora criativa de agências publicitárias de Cali e Bogotá até 1998. Nesse ano veio para Barcelona, onde foi, durante 13 anos, vice-presidente criativa de uma das agências mais importantes de Espanha.

Em 2000, abandona a carreira publicitária, distinguida com vários prémios internacionais, para viver em exclusivo a sua paixão: a escrita literária. No ano seguinte publica uma selecção de poemas, Alma Abierta. Segue-se o romance, De los amores negados (2004), que obteve o Prémio Latin Literary Award, da Feira do Livro de Chicago, tendo sido distinguido pela crítica e pelos leitores tanto em Espanha como na América Latina. A sua obra seguinte, O Penúltimo Sonho, recebeu o Prémio Azorín.

A minha opinião:
São poucas as histórias que me tocam da forma como esta me tocou.
Terminei a leitura deste livro há momentos, e sem ainda ter secado as lágrimas que escorreram pelo meu rosto, quis escrever estas palavras.
Que história maravilhosa, esta a de Joan, o pianista das ondas e de Soledad, a sua menina do ar. É a história de um amor que negado, consegue ultrapassar a distância, o tempo, as vicissitudes da vida, as contrariedades e os próprios corpos. É a história de um amor que se ultrapassa a si próprio e se transforma, renascendo.
Joan, Soledad, Andreu, Aurora, Borja e Mar, nomes que não quero esquecer e que são sem dúvida um hino ao AMOR.
Tenho de encontrar mais livros desta autora.
Na minha humilde escala de classificação de 0 a 5, dou-lhe um 6!


(Obrigada pelo empréstimo, querida Semídio. Esta leitura encheu-me a alma!)

4 comentários:

Canochinha on 5/12/08 disse...

Há algum tempo andei à procura deste livro, mas não se encontra em lado nenhum! É uma pena, porque parece muito bom.

Pedro on 7/12/08 disse...

Oh, só de ler a tua emoção fiquei fascinado! Esse tipo de livros apaixona-me =') Vou tentar lê-lo assim que puder...

Migalhas on 5/1/09 disse...

Hmmm, agora fiquei curiosa em relação a esta autora... A semidio realmente tinha-me dado boas indicações dos livros dela :)

Lucie on 22/1/09 disse...

Para mim será sempre um dos livros mais bonitos que li!!!
Andei atrás dele uma data de tempo até que se tropeçou comigo na Bertrand do Chiado!!!
AMEI, completamente!!! A história, as personagens, a música, a poesia, tudo, tudo!!!
Fiquei fã dessa senhora e já li mais dois livros dela que são igualmente extraordinários e aconselho a todos os que gostam de bons livros, e, sobretudo, de livros que marcam!!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)