"Observações" de Jane Harris

Foi com alguma curiosidade que encetei esta leitura, mas nada me fazia esperar a preciosidade que fui encontrar.
“Observações” é supostamente um livro escrito por uma senhora da época vitoriana, que se baseia num rudimentar estudo por ela efectuado sobre as criadas que vai tendo ao seu serviço. Mas… o relato na verdade é feito na primeira pessoa, por uma das criadas, também ela objecto desse estudo.
Bessy, é uma extraordinária rapariga e a sua narrativa conquista-nos de imediato. Escreve tal qual como fala, e assim nos vai introduzindo na história, que de simples nada tem.
Este livro é sem dúvida um romance histórico onde encontramos registos sobre os valores morais e costumes da sociedade victoriana, no entanto, acaba por ser muito mais. É um livro cheio de humor, que muitas vezes me fez dar umas boas gargalhadas (principalmente com as tiradas de Bessy), mas é também um livro que encerra algumas verdades mais tristes daquela época que são um pouco mais complicadas de digerir.
O mistério que envolve a Senhora Arabella e a sua anterior e mais querida criada é algo que apenas vemos esclarecido nas últimas páginas do livro, mas que sem dúvida marca o compasso da narrativa.
Gostei imenso e tão cedo não me vou esquecer da perspicaz e desembaraçada Bessy.

Sinopse:
Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil.

Críticas de imprensa:

«É quase impossível de encontrar um relato de época como este; ora triste, ora divertido, mas sempre verdadeiro.» - Entertainment Weekly

«Uma história enfeitiçante sobre suspeita e redenção.» - Daily Express

3 comentários:

Manuela on 23/6/10 disse...

Está na minha lista de espera; agora com o seu comentário, deu-me vontade de o ler já de seguida.

Carla on 27/6/10 disse...

Olhem queria aproveitar para divulgar o meu bloog que se chama atmosfera dos livros.

Lá vou sortear todas as semanas um ou dois livros da minha biblioteca pessoal, livros esses que tenho repetidos mas que ou não têm nada escrito, refiro-me ao meu nome claro, ou só têm mesmo o meu nome...

PARTICIPEM VALE APENA...

;)BOAS LEITURAS;)

Lucas Geraldo on 29/6/10 disse...

nao gosto muito de livros estilo "antigo", mas essa capa é linda hein? :O
estou te seguindo!
Abraços!

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)