Opinião: "Enquanto Salazar Dormia" de Domingos Amaral

Sou naturalmente emotiva, por isso é normal que também vibre com o que leio. Rio-me, choro, zango-me, frustro-me, fico alegre, triste, chateada, incomodada… mas esta nunca me tinha acontecido! Ao chegar às últimas páginas deste livro dei por mim a ficar arrepiada. Juro! Foi uma reação fabulosa para uma leitura igualmente fabulosa.

Adorei o livro, escusado será dizê-lo. Já tinha lido uma ou outra coisa de Domingos Amaral, mas era algo de superficial, que me levou a concluir que o autor, apesar de escrever bem, precisava de encontrar um bom tema. E parece-me que o encontrou!!!

É como vos digo, adorei esta leitura. Foi fácil, pois o enredo está muito bem organizado e tem imensa ação. Mas acima de tudo, e a condizer com a personagem principal (um espião), é uma leitura que ao mesmo tempo que nos diverte, assume discretamente uma vertente pedagógica, transformando em romance uma realidade que nos atingiu e que graças à habilidade de Salazar conseguimos ultrapassar. Logo nas primeiras páginas nos vimos lançados para 1941, em plena Segunda Guerra Mundial,  aterrando, como tantos refugiados, numa Lisboa diferente da que hoje conhecemos.

É neste mundo onde quase nada do que parece é, que Jack Gil Mascarenhas, um luso-inglês, valsa habilmente entre espiões e contra-espiões. Esta personagem, que pelo que entendo iremos reencontrar no livro "O Retrato da Mãe de Hitler", que está a ser editado agora pela Casa das Letras, é sem dúvida o motor que leva este barco a bom porto. Muitíssimo bem construída, aparece-nos nos dias de hoje, com a bela idade de 85 anos, numa Lisboa que não reconhece mas que o faz recordar o passado. É na forma destas memórias que nos é apresentado Jack Gil, um verdadeiro James Bond à portuguesa (na época de Sean Connery, obviamente!) e as suas aventuras e romances por Portugal.

Com um enredo realmente fantástico e uma narrativa que nos prende, é um livro que não podem deixar de ler. Eu lamento apenas ter pegado nele na sua 19ª edição, mas ainda fui a tempo! ;) Agora resta-me aguardar pelo próximo.

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)