Opinião: "Enquanto Salazar Dormia" de Domingos Amaral

Sou naturalmente emotiva, por isso é normal que também vibre com o que leio. Rio-me, choro, zango-me, frustro-me, fico alegre, triste, chateada, incomodada… mas esta nunca me tinha acontecido! Ao chegar às últimas páginas deste livro dei por mim a ficar arrepiada. Juro! Foi uma reação fabulosa para uma leitura igualmente fabulosa.

Adorei o livro, escusado será dizê-lo. Já tinha lido uma ou outra coisa de Domingos Amaral, mas era algo de superficial, que me levou a concluir que o autor, apesar de escrever bem, precisava de encontrar um bom tema. E parece-me que o encontrou!!!

É como vos digo, adorei esta leitura. Foi fácil, pois o enredo está muito bem organizado e tem imensa ação. Mas acima de tudo, e a condizer com a personagem principal (um espião), é uma leitura que ao mesmo tempo que nos diverte, assume discretamente uma vertente pedagógica, transformando em romance uma realidade que nos atingiu e que graças à habilidade de Salazar conseguimos ultrapassar. Logo nas primeiras páginas nos vimos lançados para 1941, em plena Segunda Guerra Mundial,  aterrando, como tantos refugiados, numa Lisboa diferente da que hoje conhecemos.

É neste mundo onde quase nada do que parece é, que Jack Gil Mascarenhas, um luso-inglês, valsa habilmente entre espiões e contra-espiões. Esta personagem, que pelo que entendo iremos reencontrar no livro "O Retrato da Mãe de Hitler", que está a ser editado agora pela Casa das Letras, é sem dúvida o motor que leva este barco a bom porto. Muitíssimo bem construída, aparece-nos nos dias de hoje, com a bela idade de 85 anos, numa Lisboa que não reconhece mas que o faz recordar o passado. É na forma destas memórias que nos é apresentado Jack Gil, um verdadeiro James Bond à portuguesa (na época de Sean Connery, obviamente!) e as suas aventuras e romances por Portugal.

Com um enredo realmente fantástico e uma narrativa que nos prende, é um livro que não podem deixar de ler. Eu lamento apenas ter pegado nele na sua 19ª edição, mas ainda fui a tempo! ;) Agora resta-me aguardar pelo próximo.

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui.

4 comentários:

Carla M. Soares on 4/6/13 disse...

Também gostei bastante deste livro, que li já há muito tempo. Diria até (estou a piscar o olho) que me serviu de inspiração para certos aspectos de...

Fernanda on 11/6/13 disse...

Hummm... ;)

Maria João Machado on 13/8/13 disse...

Não desgostei da história, só me irritou um ponto, ou dois, ou três... não era preciso estar sempre a dizer "enquanto salazar dormia", gostava mais que o dessem a entender...

Grupo 5 on 25/1/14 disse...

Fui um livro muito interessante onde quero sempre saber o k acontece a seguir. ADOREI ;)

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)