Opinião: "A Travessia" de Wm. Paul Young

Há uns anos li "A Cabana" e fiquei fascinada, não só pelo conteúdo como pela forma como tocava cada tipo de pessoa. Foi um livro que deu pano para mangas! Conversei com diversas pessoas, com diferentes interesses e religiões, que tinham lido o livro e não havia uma única cuja a opinião coincidisse com outra, embora todas tivessem adorado lê-lo. Foi sem dúvida um fenómeno literário extraordinário e acabei por oferecê-lo no Natal desse ano a uma série de pessoas! Salvo erro comprei 9 ou 10 exemplares. lol

Entretanto, ao saber desta nova publicação do autor fiquei com algum receio. E se fosse uma repetição do primeiro mas sem a mesma intensidade? E se fosse um aproveitar do sucesso do primeiro para lançar um segundo livro? Mesmo assim, com estas dúvidas mas simultaneamente com muita curiosidade, avancei para esta leitura.

Devia confiar melhor na Porto Editora, pois se inicialmente este livro me pareceu ser algo similar ao "A Cabana"  - o mesmo esquema de personagens, a mesma mensagem - a partir do segundo ou terceiro capítulo deu para perceber que isso era apenas o formato de apresentação da história, nada tendo a ver com a história em si.
Dei por mim a devorar o livro com grande intensidade e assim que o terminei senti-me... satisfeita. Feliz.
A história é simples e já um tanto batida (desde A Christmas Carol de Charles Dickens lol) mas o autor consegue apresentá-la de uma forma bastante original e muito tocante.

Não posso (nem quero) revelar-vos muito sobre este livro, pois é uma leitura em que têm de sentir desde o início. O que posso dizer é que adorei. Adorei certos personagens, como Cabby, um rapaz muito especial, gostei da intereção entre todos, e o final, apesar de algo expecatável é extraordinário.

Foi uma leitura que me fez refletir mas acima de tudo me colocou um sorriso nos lábios. Gostei mesmo muito! Está visto que as pessoas a quem ofereci "A Cabana" no Natal de 2009, devem receber este "A Travessia". ;)


Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)