Opinião: "A Bela Americana" de Jess Walter

Desconfio sempre quando um livro anuncia grandes críticas...
«Para quê poupar nas palavras? É uma obra-prima absoluta.» afirma Richard Russo, considerado um dos maiores escritores contemporâneos da América; «Melhor Livro do Ano» anuncia a Esquire, uma revista masculina, fundada nos E.U.A. em 1932, e hoje publicada em diversos países do mundo; «Livro notável do ano» categoriza tanto o New York Times como o Washington Post, e finalmente, o New York Times Book Review, vaticina «Vão adorar  este livro.» 

É de ficar com um pé atrás, não?
Talvez não.
Garanto-vos que, neste caso específico, não.

"A Bela Americana" é realmente um romance notável, invulgar, tremendo.
Diferente de tudo o que já li, com um enredo fascinante, montado de forma original e peculiar, é um livro que dificilmente irei esquecer. A sinopse revela bastante (ler aqui) mas não nos diz a forma engenhosa como personagens reais, como Elizabeth Taylor e Richard Burton, são introduzidas como personagens ativas na história. Acreditem que não sabemos onde acaba a realidade e onde começa a ficção, de tal forma estão entrelaçados os laços entre personagens. Quase nos faz querer e crer que é na sua integra, uma história verídica.

Apaixonei-me pelas personagens principais. Pasquale, o jovem italiano sonhador, dono de um insólito hotel, ao qual eu mais classificaria como pensão e  Dee Moray, a dita bela americana, que vai ali parar devido a uma série de percalços e cujo desaparecimento após alguns dias se vai transformar no elo de ligação entre todas as histórias e personagens que se seguem.

Foi uma leitura muito cativante, intensa e simultaneamente curiosa. Não consegui parar de ler até ao último capítulo. E menciono-o porque este é um capítulo que talvez eu não gostaria de ter lido. É um capítulo diferente de todo o resto do livro. Escrito à laia de conclusão, trás-nos de volta à realidade, a uma realidade de Hollywood, em que nada é o que parece e o que não devia parecer, até é.
É mesmo muito provavelmente, o melhor livro do ano.


3 comentários:

Framboesa (uma diva de galochas) on 8/10/14 disse...

Podia ser a minha esta opinião :)

Fernanda on 8/10/14 disse...

:)

isa on 16/10/14 disse...

tenho de o ler :)

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)