"A Menina Perdida & Achada" de Brooke Davis (opinião)

O livro começa com o que poderia ser o início de um verdadeiro drama: uma menina de 7 anos é abandonada e vê-se sozinha no mundo sem saber o que fazer. No entanto, a história acaba por se revelar bem diferente do que poderíamos esperar. Verdadeiramente otimista e escrita num tom algo humorado, este conto dos nossos dias, tem como protagonistas principais três improváveis companheiros: Millie, uma menina de 7 anos cujo pai morreu há pouco tempo e que foi efetivamente abandonada pela mãe num centro comercial; Karl, um viúvo octagenário que fugiu de um lar de idosos; e Agatha, uma amarga viúva de oitenta anos que tem vivido os últimos anos da sua vida fechada em casa, ressentida com a vida e com todos.

Millie é a doçura em pessoa. Um pacotinho de sabedoria e inocência que enternecerá qualquer um. A sua tristeza é quase palpável, assim como a sua sede de conhecimento, de querer aprender sobre a vida. Mas a sua coragem, e acima de tudo a sua esperança, foi o que me conquistou. Adoro os pormenores desta personagem. A forma como escrevia em todo o lado “Mãe, estou aqui”, o partilhar com todas as pessoas que ela conhece o facto de que todos vão morrer, as suas botas vermelhas… Foi de longe a minha personagem favorita, já que Karl e principalmente Agatha, foram personagens com quem me custou conectar.

A forma como a história evolui é absolutamente fascinante. A autora quase que parece ter entregado todo o seu trabalho às próprias personagens, pelo que não sabemos o que vem na página seguinte à que estamos a ler. É um relato único, louco, diferente, por vezes divertido, outras incomodativo, mas por incrível que pareça, acaba por cumprir o seu objetivo: fazer-nos refletir sobre o significado da vida, do amor e da morte.


Desconfio que este é daqueles livros que vai com toda a certeza conquistar o coração de muitos leitores. Recomendo!

0 comentários:

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)