"Aamir: Um Pária em Lisboa" de Ricardo Gomes (opinião)

De vez em quando gosto de dar oportunidade aos escritores portugueses desconhecidos, e de vez em quando encontro verdadeiras preciosidades.
Ricardo Gomes apresentou-se como «um tipo normalíssimo que gosta de boas histórias.» Ora, também eu sou uma tipa normalíssima que gosta de boas histórias e apostei que ía gostar da história que o Ricardo elaborou.

Um livro pequenino, com uma capa simples, muito bonita, que espelha um dos locais icónicos de Lisboa, chegou às minhas mãos. E logo comecei a ler.
Não demorou muito a ser enfeitiçada pelas palavras de Ricardo, e a entrar na história, como espectadora, claro. 

Gostei da escrita de Ricardo Gomes. Fluída, cuidada, mas natural... pode-se dizer que a riqueza deste livro está exatamente na forma como está escrito. A história em si, inspirada numa personagem real que Ricardo viu um dia sentado nos Restauradores, é algo intrigante e está muito bem construída, pelo que leva o leitor a querer ver o caminho que Aamir vai percorrer.

Não sendo uma personagem cativante, bem pelo contrário, é interessante ver a transformação deste indiano ao longo das 88 páginas deste pequeno livro. Tratando-se de um conto, não poderíamos esperar muito desenvolvimento, mas acho que a história tinha pano para mangas.

Fico a aguardar mais alguma publicação deste autor. Espero mesmo que ele se aventure um pouco mais e arrisque um livro "à seria"! :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)