"Vitória, de amor e de guerra" de Luísa Beltrão (opinião)

Não sou grande fã de livros sobre a Primeira Guerra, muito ao contrário da Segunda, que devoro sem hesitar. Mas a verdade é que Luísa Beltrão, na sinopse deste livro, prometia-nos um olhar diferente sobre esta guerra em que nós, portugueses participámos. O olhar de uma mulher, filha de pai português e mãe francesa, que deixa três filhos para trás, e decide ir ajudar ao esforço de guerra num hospital, perto do local onde o seu marido estava colocado.
Não acredito que muitas de nós o fizessem, mas Vitória era de outra garra.

A sinopse prometia igualmente um romance entre ela e um dos seus pacientes, um herói inglês, que a solidão e os acasos da vida empurraram para a sua companhia.
Por muitos livros que leiamos, filmes que vejamos, nunca iremos compreender o que é estar numa situação destas. Por isso não há como recriminar Vitória pela presença constante à cabeceira desse paciente. Com ele, ela vai desabafando, contando a história da sua vida, da sua família. e simultaneamente vamos descobrindo a história deste nosso país.


É, na realidade, a vertente histórica deste livro que mais me conquistou. Portugal, pequenino, fechado nas suas tradições e costumes, lidando com os seus próprios problemas políticos.

Luísa Beltrão tem uma escrita fluída e cativante. Leva o leitor pela mão e ajuda-o a compreender com facilidade os saltos temporais, tão necessários quando se tenta perceber uma família como um todo.
Gostei imenso. Nunca tinha lido nada desta autora e fico à espera de uma nova publicação.

P.S. A capa é lindíssima, não concordam? Parabéns à Manuscrito.

1 comentários:

A Miúda Geek on 6/12/16 disse...

Olá

Gosto muito de romance histórico e especialmente os que retratam a historia de Portugal, quer através de figuras reais, quer através de figuras inventadas, mas que traduzem a experiência de tantas desconhecidas. Ainda não li Luisa Beltrão, mas com a sua opinião prevejo corrigir isso em breve.

Beijinhos

Elisa

O livro sensação de 2017!

Uma saga familiar desde o período da Depressão até aos dias de hoje

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)