"Escrito na Água" de Paula Hawkins (opinião)

Este novo livro de Paula Hawkins supera, e muito, o anterior.
Sabendo o que me custou deslindar a história no A Rapariga no Comboio, parti para a leitura preparada: de bloco e lápis na mão! À medida que me iam surgindo as personagens, fui criando um registo dos seus nomes e relações umas com as outras. Garanto-vos, resulta mesmo! A história torna-se muito mais fácil de entender, e por mais voltas e reviravoltas que dê o enredo, sabemos sempre em que pé estamos e de quem se fala. É um truque que já utilizei anteriormente, quando lia, por exemplo, Mary Higgins Clark, em que é necessário estar a par de todas as personagens, que normalmente são muitas.

Posto isto, falo-vos desta história com a certeza de que não se desiludirão. Está muitíssimo bem construída e os pilares onde assentam os acontecimentos são extraordinários. A ação desenrola-se na atualidade, numa pequena aldeia em Inglaterra. Beckford é conhecida por ser um local de aparentes suicídios por afogamento. Em tempos idos, o Poço das Afogadas, era palco de algo muito macabro, o afogamento das bruxas, uma prática muito comum na Europa dos séculos XVI e XVII. Se nadassem eram bruxas e depois mortas, se se afogassem, eram inocentes, mas entretanto, também estavam mortas. Não tinham hipótese.

Com base na História, a autora cria uma história fabulosa, deixando no ar a questão: será que os afogamentos atuais têm a ver com os do passado, sendo que as mulheres problemáticas se sentem atraídas para o Poço das Afogadas? Ou será que, como diz o rumores, Beckfors é um local onde se "tratam" das mulheres problemáticas, e tudo não passa de uma desculpa para esconder a verdade?



Todas as personagens têm o seu papel, a sua importância, e não há dúvida que o bloquinho de notas deu mesmo muito jeito. ;) Nenhuma delas é de confiança. Todas têm a sua história, e os seus segredos. A autora separa-as por capítulos, e aos poucos vai-nos apresentando a história de cada uma e a forma como se interligam. Simultaneamente vamos descobrindo os últimos acontecimentos que chocou toda a gente e em que a polícia não sabe cem como classificar. Como em todos os bons livros de mistério e crime, nem tudo o que parece é. E mais não digo.

Foi uma leitura que me prendeu e que não demorei muito a terminar, tal era a ânsia de chegar ao fim e deslindar tudo. Percebo perfeitamente porque vai ser igualmente adaptado para o cinema. E vai ser um assombro de filme que não vou querer perder!

Adorei! Adorei! Adorei!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)