"O Quarto de Jack" de Emma Donoghue

(adquira este livro na Wook)
Esta é a quinta vez que tento escrever a minha opinião sobre este livro. A verdade é que não sei exactamente como descrever os sentimentos que a leitura de "O Quarto de Jack" me provocou.

De vez em quando surge um livro que mexe um pouco mais comigo, que me emociona ao mesmo tempo que me faz sorrir, que me desafia, que me faz reflectir ou que me faz pensar em como a vida que conhecemos é algo que tomamos levianamente por garantida. Este livro conseguiu tudo isso.
Não foi uma leitura fácil apesar de nos ser contada pela perspectiva de uma criança de 5 anos. Bem, talvez por isso mesmo, não tenha sido fácil. Jack viveu desde sempre com a sua mamã num quarto com 11m2 e toda a história é-nos contada por esta vozinha tão inocente quanto inteligente.

É impossível não nos lembrarmos das notícias que há pouco tempo encheram os telejornais sobre Natascha Kampusch ou sobre a filha do monstro de Amstetten, Josef Fritzl. Jovens raparigas que foram mantidas em cativeiro durante anos, privadas da sua liberdade e forçadas a viver em função das vontades dos seus carrascos. Mas neste caso, por estarmos a conhecer os acontecimentos através do ponto de vista de Jack, as coisas tornam-se ligeiramente menos chocantes, embora à medida que as interiorizamos se tornem mais difíceis de digerir.

Foi um trabalho impressionante o desta autora. Adoro a forma como ela conseguiu captar a capacidade de ser mãe ao seu nível mais básico e elementar. É absolutamente deliciosa a relação entre mãe e filho, intensa e poderosa, como qualquer mãe certamente o entenderá. E Jack? Jack é a essência de qualquer criança, exposta à sua máxima potência, um poço de sabedoria inata e infantil que nos deslumbra a cada parágrafo.

É um livro fantástico e impressionante. Uma narrativa que me vai acompanhar durante muito tempo. Uma história que por incrível que pareça também consegue transmitir esperança e nos faz olhar para tudo de um modo diferente. 
Uma coisa é certa. Esta noite vou abraçar o meu filhote com um pouco de mais força e talvez durante mais alguns minutos que o habitual.


Para mais informações sobre este livro pode consultar aqui ou visitar o site da Porto Editora.

7 comentários:

Elphaba J. on 23/10/11 disse...

Será umas das minhas próximas leituras também um livro a que não resisti e que tenho a certeza mesmo antes de o abrir do quanto é especial.

Pedacinho Literário on 24/10/11 disse...

Gostei muito da tua opinião, Fernanda. Se já antes tinha curiosidade em ler este livro, então agora tenho definitivamente de o comprar. Parece ser um pouco ao estilo de Picoult, não? Na intensidade com que é escrita e na forte capacidade reflexiva.

Pedacinho Literário on 24/10/11 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tânia M. disse...

Comprei o livro na 6ªfeira e acabei-o ontem. Confesso que, antes de me decidir, tive que ler a ultima página só para ter a certeza que não morria ninguém (choro "baba e ranho" quando os livros são tristes). Mesmo assim,tive dificuldades em dormir enquanto não o acabei. Os personagens são perfeitamente credíveis e,mesmo não tendo passado por nada semelhante, consigo identificar-me com eles. Adorei o Jack.

Anónimo disse...

Parabéns pelo comentário! Não é fácil dizer algo sobre um livro assim. Li-o durante o dia de Sábado e ainda o sinto "pairar à minha volta".
Teresa Proença

Paulinha78 on 10/1/12 disse...

É dificil falar dos sentimentos que este livro provoca, mas de uma coisa tenho a certeza: vai ficar durante muito tempo na minha memória, seja em cada raio de sol, seja no vento que sinto na pele ou até nas sensações de frio e calor. Tudo aquilo que era novo para o Jack no Mundo Lá Fora, passou a ser visto por mim de outra forma!A inocência desta criança é qualquer coisa de extraordinário e faz-me pensar que em todas as crianças há um pouco de Jack que não pode ser esquecido.

Susana Canhola on 5/2/12 disse...

Comprei ontem o livro e já o estou a achar delicioso e com vontade de avançar mais e mais.

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)