"O Colar" de Cheryl Jarvis


Sinopse:
Jonell apaixonou-se por um colar de diamantes. Mas o preço era demasiado alto. Até que teve uma ideia que iria mudar a sua vida. E porque não comprá-lo com a ajuda de amigas? Porque não partilhá-lo? Foi o início da aventura, de uma história real que apaixonou a América. Treze mulheres, das mais diferentes idades e profissões, uniram-se em torno de uma jóia. Desde então vivem em contacto umas com as outras, saem juntas, ajudam-se. E de 28 em 28 dias, no mês do aniversário de cada uma delas, encontram-se. Passam "O Colar", conversam, partilham receitas, histórias de vida, amores e traições. Têm uma nova razão para sair de casa, têm um novo grupo de amigas. E descobriram que a amizade e a partilha valem muito mais do que qualquer diamante.

A minha opinião:
Tive curiosidade em ler este livro primeiro, por ser uma história verídica, de partilha e depois porque me fazia confusão a própria ideia em si: um grupo de treze mulheres reunidas em função do uso de um colar de diamantes. Não sou grande adepta de jóias, mas gosto de entender o funcionamento do ser humano enquanto animal social. Tinha de perceber os porquês de cada uma dessas mulheres e a forma como fizeram todo o esquema funcionar.
Não me arrependi de todo, pois esta é uma história interessantíssima!
O livro está escrito de uma forma muito “jornalística”, mas este formato funciona perfeitamente. Cada capítulo aborda cada mulher, a sua vida, as razões que a levaram a embarcar naquela aventura e o que retirou de tudo isso. E cada relato é completamente diferente do outro! Ficamos a conhecer cada mulher quase ao pormenor, a sua personalidade, os seus medos, as suas fraquezas, as suas forças. Acabamos por entrar dentro da sua pele e identificarmo-nos com este ou aquele aspecto. A forma como a sociedade do colar transformou as suas vidas é impressionante.
Ao fim e ao cabo não foram apenas 13 mulheres a usufruir do prazer de ter no seu pescoço um colar de diamantes de 35.000,00 Euros! Foram muitas, muitas mais, pois a necessidade e o gosto pela partilha extrapolaram todas as previsões.
Esta é uma história que vale a pena conhecer. Jewelia, um “simples” colar transformado em muito mais que apenas um bem material sobrevalorizado.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)