"A Prenda" de Cecilia Ahern

Sinopse:
Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.

A minha opinião:
Este é já o quarto livro que leio desta autora (falta-me apenas ler o Um Lugar Chamado Aqui) e devo dizê-lo que mais uma vez, não me desiludiu.
Este é um livro cheio de significado, pleno de magia e que nos faz reflectir bastante.
Não se pode dizer que seja um livro excepcional, mas tal como os anteriores, encerra uma mensagem muito importante, que o torna especial. Na verdade, talvez seja esta uma das mensagem mais importantes que podemos receber a determinada altura da nossa vida.
É sem dúvida uma excelente prenda, a lição que a autora nos oferece. Pelas suas palavras “A lição aprendida por um homem é a história de outro homem, mas, muitas vezes, a história de um homem pode ser a lição de outro.”
Não querendo revelar muito da história, deixo aqui algumas passagens, cuja simplicidade e beleza me tocou:

Pág. 19
«Esta história é sobre pessoas, segredos e tempo. Sobre pessoas que, à semelhança dos embrulhos, escondem segredos, que se cobrem de camadas até aparecerem as pessoas certas, que as podem desembrulhar e ver o seu interior. Por vezes, temos de nos dar a alguém para podermos ver quem somos. Por vezes, temos de desembrulhar as coisas, para chegar ao seu âmago.»

Pág. 263
«Uma coisa de grande importância pode afectar um pequeno número de pessoas. Do mesmo modo, uma coisa de pouca importância pode afectar um grande número de pessoas. Seja qual for o caso, um acontecimento – seja ele grande ou pequeno – pode afectar toda uma cadeia de pessoas. Os acasos podem unir-nos a todos. É que não sei se estão a ver, mas somos todos feitos da mesma matéria. Quando alguma coisa acontece, desperta algo dentro de nós que nos liga a uma situação, que nos liga a outras pessoas, iluminando-nos e unindo-nos como uma fiada de luzinhas numa árvore de Natal, torcidas e contorcidas mas, ainda assim, ligadas a um mesmo fio condutor. Algumas apagam-se, outras tremeluzem, outras brilham intensamente, mas estamos todos no mesmo fio.»


Obrigada querida Betita, por mais esta oportunidade!

5 comentários:

Cláudia Charão on 13/1/10 disse...

Eu não li nada dela ainda, mas fiquei interessada - adorei as passagens.

Parabéns pelo blog, já sou seguidora :)

Jacqueline' on 13/1/10 disse...

Também gostei muito da mensagem :)

bauny on 14/1/10 disse...

Hummm, acho que este é um bom livro para eu ler!!! Bjs e boas leituras!!

Marta on 15/1/10 disse...

Olá Fernanda
Já me desloquei duas vezes a livraria para adquirir este livro e das duas estava esgotado. Talvez à terceira seja de vez.
Beijinho e continuação de boas leituras

Mikas on 20/1/10 disse...

Eu adoro Cecelia Ahern. Dela, já li «A Prenda», «Para Sempre, Talvez», «PS - Eu Amo-te» e «Um Lugar Chamado Aqui». Falta-me apenas o «Se me pudesses ver agora», que ando a arranjar coragem para comprar e ler. Beijinhos *

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)