"A Praia da Saudade" de Francisco Salgueiro


Sinopse:
Portugal, 1964. Salazar proibia a Coca-Cola, a censura amordaçava escritores e a PIDE prendia inocentes. Beatriz e Rodrigo apaixonam-se. Ela, de educação católica e membro da Mocidade Portuguesa Feminina. Ele, um defensor da liberdade e crítico do regime. Em plena ditadura, havia apenas uma regra no que tocava às relações: não se apaixonar pela pessoa errada.

Quarenta e cinco anos mais tarde, o neto de Rodrigo abre um cofre fechado durante décadas e encontra as cartas de amor trocadas entre os dois. Descobre a história de uma paixão impossível, que tentou sobreviver às pressões sociais de um país mergulhado nas trevas do regime salazarista. A política de Salazar obrigou à separação dos dois amantes, mas nunca conseguiu matar o amor que os unia. Poderá ainda haver um final feliz, ou será tarde demais?
Entre o ambiente de Lisboa nos anos sessenta, a guerra em África e o retrato de uma sociedade governada pelo medo, o autor, com base numa história real, escreve um romance emocionante e comovente a que nenhum leitor ficará indiferente.

A minha opinião:
Que livro lindíssimo!!
Confesso que ultimamente, este tem sido um dos meus temas preferidos. Nascida apenas 3 anos antes da Revolução dos Cravos, apenas soube o que era viver "sob o jugo de Salazar" através da opressão e da mentalidade do meu pai, que perdurou muito para além da abolição do regime.
Talvez pela contradição do que ouvia dizer em casa com o que ouvia da boca de outras pessoas, sempre tive curiosidade sobre esses tempos. Mas o segredo a que foi sujeita a História, fez com que até nos nossos manuais escolares se limitasse o que nos era contado. Só há pouco tempo é que se verificou uma maior abertura, e desde então proliferam livros e filmes sobre o tema.
Este livro, apesar da simplicidade da narrativa, revelou ser uma preciosidade sobre o modo de vida e mentalidade das pessoas naqueles tempos. Fiquei absolutamente rendida!
É também uma maravilhosa história de amor e uma lição de vida, sendo que o único resumo a que me posso permitir é que "Deus escreve direito por linhas tortas"...
Não percam a oportunidade de ler este livro, pois não se irão arrepender!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)