Opinião: "Quando O Cuco Chama" de Robert Galbraith

Saber antecipadamente que este livro foi escrito por J.K. Rowling influenciou-me no sentido de espicaçar a minha curiosidade. Nada mais. É obvio que sabia que ía encontrar a mesma qualidade de escrita, o mesmo envolvimento, o mesmo género de personagens que não nos deixam indiferentes, e é óbvio que este “selo de garantia” levou-me a entrar na leitura de Robert Galbraith sem medos. No entanto, estava longe de imaginar o quanto iria realmente apreciar conhecer este lado “policial” de J.K. Rowling.

É realmente um policial fabuloso, a todos os níveis! Ao mesmo tempo que é atual e aborda um tema bastante atual e controverso - o mediatismo das estrelas e o assédio sem tréguas por parte dos media - conseguiu transportar-me para uma época em que os detetives privados enchiam os écrans da televisão a preto e branco, e personagens como Philip Marlowe, interpretado por Humphrey Boggard, ou mais tarde Columbo interpretado por Peter Falk, nos conquistavam fascinavam e conquistavam a atenção.

A personagem principal, o detetive Strike, que penso teremos o prazer em rever numa próxima publicação, é um detetive à moda antiga. Cheio de defeitos e com pouca sorte na vida, é um mestre na sua arte, e acaba por ser um dos grandes pontos a favor deste livro. A maneira como a autora nos leva a observar o seu raciocínio e a sua maneira de ser, é absolutamente fantástica. Faz-nos querer ser parte da história, entrar nesse “filme” e ajudar Strike a desvendar o mistério. A sua secretária Robin, personagem sempre muito importante neste género de histórias, acaba por marcar uma viragem na vida de Strike, e é notória a porta que a autora deixa entreaberta, permintindo-nos sonhar com mais um livro com estes personagens.

O fator surpresa, tão importante em livros do género, não nos desilude, e foi com uma certa satisfação que só me apercebi do desfecho exatamente antes do mesmo ocorrer. O enredo é fabuloso e o ritmo da ação não nos deixa descansar.
Resumindo, para os amantes do género, este é um livro que não podem deixar de ler. Para os que não conhecem ou acham que não gostam de policiais, arrisquem e preparem-se para ficar deslumbrados.

Muito, muito bom!

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.

2 comentários:

MsBrown on 1/11/13 disse...

Ah, quero tanto ler este livro. Li apenas aquele adulto da J.K., que desde o começo não me decepcionou com a escrita ou com a história. E romances policiais são simplesmente deliciosos de se ler!
Ótima resenha!

Cristinix on 6/1/14 disse...

ADOREI este livro, Fernanda! Adoro livros policiais, mas este é realmente muito bom. Eu não o li, eu devorei-o, mas confesso que não acertei, pensava que tinha sido o do apartamento dois, por causa da letras da roupa que se viam na câmara :)
Beijinho e Feliz 2014.

Diane Chamberlain... já conhece esta autora?

Sveva Casati Modignani

Paulo Coelho está de volta!

Jojo Moyes - novo livro!

A não perder...

Novo livro

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2016 Blogger Template (Adapted by Fernanda)