Opinião: "Quando O Cuco Chama" de Robert Galbraith

Saber antecipadamente que este livro foi escrito por J.K. Rowling influenciou-me no sentido de espicaçar a minha curiosidade. Nada mais. É obvio que sabia que ía encontrar a mesma qualidade de escrita, o mesmo envolvimento, o mesmo género de personagens que não nos deixam indiferentes, e é óbvio que este “selo de garantia” levou-me a entrar na leitura de Robert Galbraith sem medos. No entanto, estava longe de imaginar o quanto iria realmente apreciar conhecer este lado “policial” de J.K. Rowling.

É realmente um policial fabuloso, a todos os níveis! Ao mesmo tempo que é atual e aborda um tema bastante atual e controverso - o mediatismo das estrelas e o assédio sem tréguas por parte dos media - conseguiu transportar-me para uma época em que os detetives privados enchiam os écrans da televisão a preto e branco, e personagens como Philip Marlowe, interpretado por Humphrey Boggard, ou mais tarde Columbo interpretado por Peter Falk, nos conquistavam fascinavam e conquistavam a atenção.

A personagem principal, o detetive Strike, que penso teremos o prazer em rever numa próxima publicação, é um detetive à moda antiga. Cheio de defeitos e com pouca sorte na vida, é um mestre na sua arte, e acaba por ser um dos grandes pontos a favor deste livro. A maneira como a autora nos leva a observar o seu raciocínio e a sua maneira de ser, é absolutamente fantástica. Faz-nos querer ser parte da história, entrar nesse “filme” e ajudar Strike a desvendar o mistério. A sua secretária Robin, personagem sempre muito importante neste género de histórias, acaba por marcar uma viragem na vida de Strike, e é notória a porta que a autora deixa entreaberta, permintindo-nos sonhar com mais um livro com estes personagens.

O fator surpresa, tão importante em livros do género, não nos desilude, e foi com uma certa satisfação que só me apercebi do desfecho exatamente antes do mesmo ocorrer. O enredo é fabuloso e o ritmo da ação não nos deixa descansar.
Resumindo, para os amantes do género, este é um livro que não podem deixar de ler. Para os que não conhecem ou acham que não gostam de policiais, arrisquem e preparem-se para ficar deslumbrados.

Muito, muito bom!

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)