"O Vale dos Segredos" de Charmian Hussey

Ao procurar a sinopse deste livro para a colocar aqui, cruzei-me com a opinião muito negativa de um outro leitor. Mesmo completamente contra aquilo que eu achei do mesmo! Vasculhei então um pouco mais e apercebi-me que na verdade mais algumas pessoas se sentiram um pouco desiludidas, e muitas influenciadas, afirmavam de imediato nem sequer ir dar-lhe oportunidade.
É óbvio que como tudo na vida, as opiniões podem divergir, e o que para uns é considerado mau, para outros talvez não. É o caso.
Achei este livrinho uma surpresa deveras interessante.

O livro deverá ter sido escrito por volta dos anos 70, não passando mais que uma história escrita por uma talentosa mãe, para o seu filho. Só muito mais tarde, e após uma prolongada estadia dentro de uma gaveta, foi descoberto e então publicado.
É um livro que tem de ser encarado como uma história para um público infanto-juvenil. Não se iludam pensando que como adultos o vão achar fascinante. Não. Têm de abrir os vossos olhos infantis, e recordar-se de como se sentiam quando os vossos pais ou avós vos contavam uma história... misteriosa.
Sinceramente apeteceu-me imenso ler este livro ao meu filho, e não sei se ainda não o hei-de fazer.
Se o lançamento deste livro coincidiu com o despertar para os problemas ambientais, nomeadamente a destruição da floresta amazónica, o timing foi perfeito.
A história em si é fascinante, um pouco inverosímel, é claro, mas que história fantástica não tem de o ser?
O suspense, a leitura dos diários que aos poucos vão revelando o mistério, os acontecimentos sem explicação aparente, tudo vai contribuindo para um crescendo, eficazmente atingido, quando finalmente se revela o segredo.
A meu ver, o filho de Charmian Hussey foi sem dúvida uma criança priveligeada, se as histórias que a mãe lhe contava eram assim.
Gostei.

Sinopse:
Stephen Lansbury crescera numa família de acolhimento, sabendo apenas que tinha sido abandonado em tenra idade. Já adolescente, é apanhado de surpresa quando um advogado o informa que o seu tio-avô lhe deixara em testamento uma propriedade na Cornualha.

Quando chega à antiquada mansão, à parte uma selva exuberante e exótica, não encontra ninguém para o receber. Mas de onde virá então aquela sensação de por vezes estar num palco e a ser observado por uma plateia invisível? Para escapar a essa arrepiante impressão, Stephen começa a ler o diário do seu antepassado, onde este registara as suas aventuras na selva amazónica, e descobre uma realidade que superará todos os limites da imaginação, a dele... e a do leitor.

Um romance intrigante e inspirador, que celebra a beleza e a magia do mundo natural e constitui um apelo à sua preservação. Um expoente na arte de contar histórias.

2 comentários:

Paula on 4/4/10 disse...

Olá Fernanda,
Gostei muito do teu comentário e acho que também vou gostar deste livrinho.
Às vezes falta-nos o que referes, deixar os pre conceitos "adultos" e voltar a ser criança. Haverá algo melhor do que ser criança?
:)
Um abraço e feliz Páscoa para ti e para os teus.

Devorador de Livros on 4/4/10 disse...

Também já tinha ouvido opiniões negativas... Mas a tua opinião suscintou-me alguma curiosidade que fiquei com alguma vontade de o experimentar. Além disto, gosto muito da capa e o título é apelativo.
Obrigado pela visita ao meu blog ainda bebé. Quanto ao livro "Calafrio", experimente. Não te vai desiludir. :)
Boa Páscoa e Boas leituras!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)