O romance mais polémico do ano chega agora a Portugal
Sinopse:
Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Sente uma grande dor de cabeça. O uniforme tresanda a querosene. Olha à sua volta e não encontra Eva Braun. Nem uma cidade em ruínas, nem bombardeiros a riscar os céus. Em vez disso, descobre ruas limpas e organizadas, povoadas de turcos, milhares de turcos. E gente com aparelhos estranhos colados ao ouvido.
Começa assim o surpreendente primeiro romance de Timur Vermes, passado na Alemanha de Angela Merkel, 66 anos depois do fim da guerra. Hitler ganha nova vida. Na sociedade espetáculo, dos reality shows e do YouTube, o renascido Führer é visto como uma estrela, que uma televisão sequiosa de novidades acolhe de braços abertos. A Alemanha da crise, do Euro ameaçado, da austeridade, vê nele um palhaço inofensivo. Mas ele é real, assustadoramente real. E, passo a passo, maquiavelicamente, planeia o seu regresso ao poder - por via da televisão. Sátira ferocíssima a uma sociedade mediatizada, narrado num registo arrepiadoramente fiel ao Mein Kampf, tem tanto de romance político como de crítica de costumes. Afinal, a Alemanha de Merkel, dominadora, obcecada pelo poder e pelo sucesso, está pronta para o receber... e Ele Está de Volta.
Sobre o autor:
Timur Vermes é filho de mãe alemã e pai húngaro. Ambos abandonaram a Hungria em 1956, ano em que a União Soviética invadiu o país para esmagar a revolução em curso. O autor nasceu em 1967, em Nuremberga, uma das cidades alemãs mais conotadas com a memória do nazismo. Em Erlangen, estudou Política e História sem grande entusiasmo. Começou a trabalhar num tablóide, o Abendzeitung, onde se apercebeu que os leitores realmente não gostam de ler. Seguiu-se o jornal Express, em Colónia, e uma carreira infeliz como jornalista freelance em várias revistas . Depois começou a escrever livros para outros, como ghostwriter. Até que ficou sem trabalho. Dedicou-se então a este livro, um dos maiores bestsellers da Alemanha.
http://recursos.wook.pt/recurso?&id=9399177