Em destaque: "A Americana Que Queria Ser Rainha de Portugal" de Ana Anjos Mântua

Quando D. Afonso, príncipe real, saiu do automóvel junto ao Paço Real de Sintra naquele ameno dia 8 de Junho de 1908, Nevada Hayes sentiu um calafrio e foi subitamente acometida por um pressentimento: um dia seria sua mulher. Um dia seria rainha de Portugal.

A incrível história de Nevada Hayes, Mulher de D. Afonso, Duque do Porto

Sinopse:
Nascida nos Estados Unidos, filha de um merceeiro, cedo percebeu que estava destinada a uma vida melhor. E lutou com todas as suas forças para a conseguir. Trabalhou em Washington e Nova Iorque, casou por amor e por interesse, teve um filho que abandonou, viveu em França, Itália, viajou por países exóticos, divorciou-se duas vezes e viu-se envolvida em vários escândalos. O seu nome fez correr tinta na imprensa, nomeadamente quando conseguiu casar com D. Afonso, apesar da recusa e indignação de D. Manuel, seu irmão e último rei de Portugal, então no exílio em Inglaterra. Tornara-se finalmente duquesa do Porto, princesa de Bragança.

Houve quem a retratasse como uma mulher fria, calculista, mal-educada, mas em A Americana Que Queria Ser Rainha de Portugal, Ana Anjos Mântua conta-nos a sua história para além do rol dos seus incontáveis defeitos. Através de uma investigação cuidada, a autora traz-nos um romance empolgante sobre esta extraordinária mulher, que se transformou ao longo da vida para se tornar uma das figuras mais admiradas e faladas pela imprensa internacional e pela aristocracia europeia da época. 

Nevada Hayes morreu a 11 de Janeiro de 1941, viúva do «seu amor» D. Afonso, e depois de ter conseguido reclamar ao Estado Português a herança que considerava sua por direito.


Pode começar a ler este livro aqui.


Sobre a autora:
Ana Anjos Mântua é licenciada em História, variante de História da Arte, e é pós-graduada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde Maio de 2013, é Coordenadora da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa. 

Anteriormente desempenhou funções de investigação e curadoria de exposições no Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém e Museu Nacional do Azulejo. Em 2004, enquanto técnica superior do IPPAR-Instituto do Património Arquitetónico e Arqueológico, desenvolveu um projeto internacional de salvaguarda do património na Ilha de Moçambique. 

Tem vindo a publicar artigos nas áreas do património e do colecionismo, nomeadamente «As proveniências da Colecção e o Mercado de Arte em Portugal entre 1925 e 1965», in Coleccionar para a Res Publica, Lisboa, 2010; «O Coleccionismo e o Mercado de Arte em Portugal» (1910-1965), in Dicionário da História da I República e do Republicanismo, Assembleia da Republica, Lisboa, 2014; «As escolhas de um coleccionador», in Museus, Palácios e Mercado de Arte, SRIBE, Lisboa, 2014; «Nevada: a herdeira americana da família real portuguesa», in ARTIS: revista de História da Arte e Ciências do Património. Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. N.º 2.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)