À conversa com... Maria Dueñas

Num final de tarde maravilhoso e num local absolutamente encantador em plena Lisboa, tive o enorme prazer de estar à conversa com Maria Dueñas. Esta autora que me conquistou com "O Tempo Entre Costuras", "Recomeçar" e mais recentemente com "As Vinhas de La Templanza" é uma verdadeira simpatia.


Tendo sido durante 20 anos uma professora académica, mudou radicalmente de vida após o êxito do seu primeiro livro, "O Tempo Entre Costuras". Perguntei-lhe o que mais gostava da vida de escritora. Respondeu-lhe que o que lhe dava mais prazer era a liberdade, o não ter horários, o poder ora fazer pesquisa, ora escrever, sem regras impostas por outros, apenas por ela.

Considera-se uma escritora organizada.
Primeiro pesquisa muito, por vezes um ano inteiro em diferentes locais. E depois o que chama de "verdadeiro trabalho", a escrita. Nessas alturas escreve todo o dia, de manhã à noite, apenas intervalando apenas para almoçar. Dois, três, quatro dias seguidos, para depois sair e desanuviar durante um ou dois dias e regressar de novo à mesma rotina. Sempre assim até terminar o livro.

Perguntei-lhe sobre o próximo livro, "As Filhas do Capitão", que será publicado em setembro pela Porto Editora. De olhos a brilhar, falou deste seu novo filho, um livro que aborda a emigração espanhola nos anos 30 para os Estados Unidos da América, mais propriamente para a cidade de Nova Iorque. Diz que é um tema não muito aprofundado, pois o grosso da emigração espanhola rumou à América do Sul. Foi um trabalho de pesquisa muito intenso mas simultaneamente muito interessante. Falou com famílias, com netos dos emigrantes originais, sobre como era a vida na cidade que nunca dorme.

Conversámos também sobre a série baseada no seu primeiro livro (O Tempo Entre Costuras), e foi com grande satisfação que partilhou que o livro As Vinhas de La Templanza vai igualmente ser adaptado ao pequeno écran, com a participação da Amazon Prime. Ao ser questionada sobre como se sentia quando via o seu trabalho a ser "adaptado", ela afirmou estar muito satisfeita, pois à medida que o guião vai sendo escrito, ela vai sendo contactada com pedidos de opinião e sugestão.

Foram duas horas muito bem passadas e aproveito para agradecer à equipa da Porto Editora por este convite e pela sua simpatia.



0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Será o final de Chocolate? Tire as suas dúvidas.

Provavelmente o melhor livro do ano!

Um excelente thriller!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

Uma leitura magnífica.

Tirem as dúvidas. E riam-se com a loucura de Alvie Knightly!

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)