Opinião: "Os Filhos dos Nazis" de Tania Crasnianski

Peguei neste livro numa fase complicada. Não conseguia concentrar-me a ler nem a ver filmes, nem séries. Só os documentários me conseguiam prender um pouco a atenção. E mesmo assim... Como queria retomar o vício de ler, que sempre me ajudou, lembrei-me de que talvez uma biografia, ou algo assim, resultasse. Bem, ao que parece, resultou.

O título diz tudo. As fotos na capa e contra capa são avassaladoras. É quase uma afronta ver uma menina tão inocente de mão dada com Adolf Hitler. Se tivesse de lhe dar um título, chamar.lhe.ía O Bem e o Mal Mas na realidade eram apenas crianças, os filhos dos nazis. Muitos deles nem sequer tinham consciência de quem eram os seus pais, o que faziam e o que significavam. Viviam felizes, protegidos e eram amados. Quando a guerra terminou tudo mudou. E os jovens príncipes do nazismo "acordaram" para uma realidade bem diferente. O que fizeram com as suas vidas. Como lidaram com a herança que os seus pais lhes deixaram? 

São estas as perguntas que Tania Crasnianski tenta responder neste livro. Ela própria neta de um oficial alemão do II Reich, consegue compreender o que é viver com o peso de um passado familiar tão nefasto. 

No entanto, como se percebe ao longo da leitura, e no caso específico dos filhos de oito das personagens mais importantes do regime nazi, as reações são diversas. Houve quem renegasse o seu progenitor e até o próprio nome de família, como Brigitte, a filha de Rudolf Hoss, o comandante de Auschwitz, mas houve também quem sentisse orgulho do seu pai e até hoje defenda a causa nazi e apoio o movimento, como é o caso de Gudrun, a bonequinha de Henrich Himmler. 

Escrito num tom imparcial e distante, quase jornalístico, este livro é sem dúvida uma verdadeira preciosidade para qualquer biblioteca. Um relato quase inacreditável sobre como eram ser pais extremosos, estes homens que ficaram marcados na história como verdadeiras personificações do Mal.



Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)