Opinião: "A Dádiva da Costureira de Paris" de Fiona Valpy

Fui atraída para este livro por várias razões. Uma dela por abordar a história de uma costureira, algo que me é muito familiar e querido, e claro, por abordar uma das épocas mais interessantes da história, a Segunda Grande Guerra. 

Estou sempre à procura de abordagens menos tradicionais ao tema. Um pouco farta das "profissões de Auschwitz", acabei por encontrar uma história, também ela sobre uma profissão, mas um pouco diferente. Pelo menos a ação não se desenrola completamente em Auschwitz, mas maioritariamente em Paris, uma cidade que de algum modo conseguiu perservar o seu glamour, mesmo durante a ocupação nazi. E uma das coisas que exatamente conseguiram sobreviver, foram as casas de alta-costura, como a que trabalhavam as três pequenas costureiras da foto. Por falar nisso, não está bem conseguida a capa? Adoro.

Muitíssimo bem escrita e com a história bem organizada, os saltos temporais intercalam-se entre capítulos, e enquanto num ficamos a conhecer as netas de duas das mulheres da fotografia, noutro mergulhamos na ação da Resistência em plena Paris de 1940.

Foi uma viagem fantástica que recomendo sem hesitações. É uma leitura que cativa enquanto nos ensina algo mais sobre a natureza humana e sobre este episódio negro da história mundial.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)